Refeição Cultural
AGENTES ENDÓGENOS DO RELEVO
É sempre motivador sair de uma aula tendo mais noções sobre as coisas do que antes de ter contato com aquele conhecimento temático.
Quando era dirigente sindical e secretário de formação explicava isso aos trabalhadores, que todas as pessoas precisam ter noções das coisas, de forma a sermos menos ignorantes, ou seja, ignorarmos completamente algo.
Ao assistir à aula de Geografia do professor Hugo Anselmo na plataforma do ICL, mesmo estando sem grandes pretensões, percebo o quanto adquiri de noções sobre formação de relevos no planeta Terra.
Nosso relevo tem impactos em sua forma e composição a partir de eventos como o tectonismo, vulcanismo, abalos sísmicos etc (agentes endógenos) e também através da ação das chuvas, vento, gelo, ondas etc (agentes externos).
Me lembrei das explicações que já sabia sobre a Teoria da Deriva Continental, que nos conta sobre o tempo em que as superfícies terrestres estavam reunidas na Pangeia.
O planeta é composto de placas tectônicas que se movem de forma convergente, divergente e horizontal. A consequência desses movimentos é sentida por nós quando ocorrem terremotos, maremotos etc.
Amigas e amigos leitores, estudar é muito gostoso! É muito legal saber um pouco mais a cada dia de nossas existências.
Como nos lembra o ICL, a partir de um conceito de José Martí, só o conhecimento liberta.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário