sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Tecnologia em benefício de quem? (3)



Refeição Cultural

Opinião 


"O que há de errado em tudo isso? Marx já constatava, muito tempo atrás, que a tecnologia é trabalho acumulado. Suas modificações surgem das contradições sociais: de um lado, ela aumenta a riqueza social e o domínio sobre a natureza; de outro, aumenta a alienação do trabalhador e acresce de mais-valia o capital. 'A maquinaria é meio para produzir mais-valia'" (p. 11)


O livro "Tecnologia, Cultura e Formação... ainda Auschwitz" me chamou a atenção em 2017, quando vi meu sobrinho estudando nele as temáticas de autores como Adorno, Marcuse, Horkheimer e demais pensadores frankfurtianos clássicos.

Eu era gestor eleito de uma grande autogestão em saúde e lidava diariamente com as contradições éticas da questão da tecnologia no setor. 

Cansei de ver, à época, a questão técnica prevalecer de forma acrítica em situações nas quais o uso da tecnologia não beneficiava os seres humanos e as instituições. 

Como explica Marx, a maquinaria era usada para produzir mais-valia e não para beneficiar as pessoas. Pelo contrário, por meio da alienação, era usada para prejudicar as coletividades em benefício de alguns canalhas detentores de saberes técnicos. 

Amig@s leitores, isso vem piorando exponencialmente desde a época que cito aqui, menos de dez anos. 

Sigamos refletindo sobre a tecnologia e a ética em seu uso.

William Mendes 

21/11/25

Nenhum comentário:

Postar um comentário