terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Instantes (20h15)



Refeição Cultural

LEITURAS

"O 'populismo', como noção para explicar a política brasileira de 1930 a 1964, tornou-se uma das mais bem-sucedidas imagens que se firmaram nas Ciências Humanas no Brasil. O ano de 1930 seria o início do 'populismo na política brasileira'; 1945 marcaria rearranjos institucionais que teriam permitido a sua continuidade na experiência democrática; 1964, finalmente, significaria o seu colapso." (Jorge Ferreira, na Introdução de "O populismo e sua história: debate e crítica", 2001)


Li o texto de Jorge Ferreira de introdução aos artigos reunidos no livro "O populismo e sua história: debate e crítica". Achei interessante a abordagem e apresentação de Ferreira aos artigos reunidos em 2001. 

O texto estava em minhas pilhas de papéis velhos. 

---

LULA NÃO É POPULISTA 

Aí fui reler um excerto de uma entrevista da professora filósofa Marilena Chaui, em meu blog; entrevista concedida à Revista Cult n° 133, de março de 2009 (excerto aqui).

A filósofa explica o uso inadequado do conceito de populismo ao se referirem a Lula, e me encantei mais uma vez com Chaui. Ela é demais!

Leiam o excerto para entenderem.

---

O tema populismo foi tratado por Jorge Ferreira e articulistas em 2001 e por Marilena Chaui em 2009.

Imaginem hoje, 2025, após governos como Milei, Trump et caterva, o quanto o populismo poderia ser estudado e debatido para ser combatido por nós, que não somos populistas.

É isso! Sigamos lendo para sermos menos ignorantes.

William Mendes 

16/12/25


Nenhum comentário:

Postar um comentário