terça-feira, 7 de julho de 2009

Atos linguísticos, estudando Evanildo Bechara

O professor Evanildo Bechara nos ensina que a linguagem humana articulada se realiza de maneira concreta por meio de atos linguísticos, através de sistemas de línguas.

Através da dimensão Alteridade vemos que os atos linguísticos são realizados pelos indivíduos na função primordial de "falar com os outros".

APARENTE IDENTIDADE
"Os atos linguísticos não se realizam idênticos de falante para falante de uma mesma comunidade linguística". Ocorrem diferenças tanto na expressão como no significado, isto é, no conteúdo.

Os atos linguísticos são mais ou menos parecidos. Caso contrário não haveria a comunicação que é a finalidade fundamental da linguagem.

O conjunto sistêmico de uma comunidade, conhecido como língua, se acha delimitado por uma linha ideal, imaginária, isoglossa (isos=igual; glossa=língua)

As variações são as mais diversas: português de Portugal ou do Brasil; português paulista ou mineiro; português de Machado de Assis etc.

Bibliografia:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37a. Edição Revista e Ampliada. 16a. Reimpressão. Editora Lucerna, RJ 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário