quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Diário e reflexões (22/02/23)



Refeição Cultural

Osasco, 22 de fevereiro de 2023. Noite de Quarta-feira de Cinzas.


Estava relendo o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, publicado há 175 anos, em 1848. É impressionante a atualidade do manifesto! É impressionante! Os diagnósticos das questões sociais presentes naquele momento do mundo capitalista e da luta de classes se encaixam tão perfeitamente no mundo capitalista e na luta de classes do dia 22 de fevereiro de 2023 que fico até com vergonha de não termos mudado a realidade da classe trabalhadora mundial... Como pode ainda estarmos no mesmo cenário 175 anos depois de nos ter sido apresentadas as causas de nossas misérias e infelicidades enquanto classe? Que vergonha!

---

No Brasil, o presidente Lula segue trabalhando intensamente para unir e reconstruir o país depois da catástrofe do período Temer e Bolsonaro, após o golpe de Estado em 2016. O governo Lula constituiu um bom grupo de ministros e ministras para a tarefa de dialogar com a diversidade social característica do país mais desigual do mundo, um país cujo povo é carente de tudo, inclusive de formação política, um povo manipulado por séculos, e Lula sabe que é necessário governar para toda essa diversidade. O governo está muito focado em refazer e criar direitos sociais, preservar os biomas naturais, trazer a paz social e oportunidades para todas as pessoas e recolocar o Brasil no mundo, inclusive defendendo o combate à fome e ao aquecimento global e propondo a paz mundial e não a guerra. Lula está hoje mais à esquerda que os movimentos sociais que o apoiam, isso está claro! Que orgulho eu sinto do presidente Lula e de várias lideranças desse governo!

---

Eu sigo estudando todos os dias alguma coisa sobre Cuba e o povo cubano, esse foi um dos objetivos que propus a mim mesmo para os primeiros meses do ano. Já sei um pouco mais sobre esse país e povo maravilhosos em relação ao que sabia antes. Peguei alguns livros para ler de autores cubanos ou sobre a história de Cuba. Já li algumas centenas de páginas. No entanto, quanto mais leio, mais fica claro o quanto não sei nada de quase nada. Sei que estudar é assim mesmo, a gente estuda para saber que não sabe nada e com isso se conscientiza de que é necessário combater a ignorância estudando mais ainda. No livro sobre a amizade de Fidel Castro e Che Guevara é notável ver o quanto os dois eram apaixonados pela leitura e pelos estudos, pelo saber. Que orgulho desses dois líderes mundiais de nossa classe trabalhadora! Aliás, ainda em relação a estudar e aprender algo novo diariamente, às vezes supero até o banzo que sinto em alguns momentos e pego algo pra ler e aprender para não passar o dia sem alimentar meu cérebro, meu eu. O que cheguei a ser até agora é o resultado de um amontoado de acasos e sortes somado a um esforço honesto de tentar ser uma pessoa melhor, e o esforço em estudar faz parte dessa construção do ser humano que consegui ser.

---

Feito o registro deste diário virtual e público... meu blog de cultura vai mudando ao longo do tempo... é assim mesmo.

William


Nenhum comentário:

Postar um comentário