quarta-feira, 5 de abril de 2023

Leitura: Gen Pés Descalços (4) - Keiji Nakazawa



Refeição Cultural

Gen Pés Descalços - Cresça firme, trigo verde

Volume 4


Registro impressões sobre a leitura do quarto volume de Gen Pés Descalços influenciado pela tristeza de uma tragédia ocorrida hoje em nosso país. Um homem de 25 anos assassinou crianças em uma creche em Blumenau, Santa Catarina. Nossa sociedade humana falhou miseravelmente! 

O mangá que estou lendo de Keiji Nakazawa é um clássico das Histórias em Quadrinhos. Gen Pés Descalços foi publicado nos anos 70 e o autor é um sobrevivente da bomba atômica lançada em Hiroshima pelos norte-americanos. Ele tinha 6 anos e toda sua família foi morta pela bomba, com exceção de sua mãe.

No primeiro volume vemos a miséria à qual está submetida a população japonesa por causa da guerra. Vemos o clima fascista do império militarista japonês. E vemos a forma de tratamento dura e preconceituosa imposta à família Nakaoka por ela ser contra a guerra. 

Ao longo dos volumes que já vi o leitor toma contato com as consequências da bomba atômica, que matou na hora mais de 100.000 civis e os efeitos da radioatividade seguiu matando dezenas de milhares de pessoas ao longo dos meses e anos seguintes. 

Imaginem vocês, leitores e leitoras, mulheres, crianças e idosos vaporizados na hora e depois morrendo dolorosamente por causa de uma bomba lançada pelos poderosos norte-americanos mesmo após a guerra estar vencida pelos aliados. Imaginem a fome durante anos e a miséria assolando um país... esse é o cenário de Gen Pés Descalços.

---


A MISÉRIA E A VIOLÊNCIA COMO RESULTADOS DO FASCISMO

A leitura desse volume foi bem mais difícil que a leitura do anterior (ler comentário aqui). Foram quase 300 páginas e eu tive que parar de ler algumas vezes porque ficava mal durante a leitura. 

O sofrimento da família Nakaoka seguiu nesta parte da história - nos dois anos seguintes ao 6 de agosto de 1945 - da mesma forma que nos volumes anteriores. É muito duro acompanhar tanto infortúnio de uma família como vemos no mangá de Nakazawa.

O autor ficou conhecido por ser um pacifista, no entanto a expressão dos desenhos é marcada por muita violência. É o retrato fiel do que são sociedades cuja essência cultural é a violência e o autoritarismo. Estamos vivendo isso neste momento do mundo de 2023, décadas depois da 2ª GM.

A fome é a marca dos 4 volumes que li até agora. A maldade nas pessoas também. Crianças são más, maltratam e humilham umas às outras; pessoas com um pouquinho a mais são egoístas e se aproveitam dessa condição para explorar miseráveis; raros são aqueles e aquelas que se preocupam com os outros como é o caso do garoto Gen. Dureza, viu!

Neste volume a família Nakaoka voltou a sofrer com perdas e teve que se reinventar para seguir adiante na luta pela sobrevivência na Hiroshima destruída pela bomba atômica dos EUA.

É isso. Seguiremos na leitura dos 10 volumes do mangá Gen Pés Descalços. A mãe de Nakazawa faleceu de câncer em 1966 e ele faleceu de câncer em 2012. Apesar disso, sua obra denunciando a guerra e a violência como cultura é atemporal.

O texto sobre o volume seguinte (nº 5) pode ser lido aqui.

William


Bibliografia:

NAKAZAWA, Keiji. Gen Pés Descalços - Cresça firme, trigo verde. Vol. 4. Tradução Drik Sada. - São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário