segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Artigo - A Globo odeia o Lula



Refeição Cultural

Uma imagem vale por mil palavras


Opinião


"Não, o efeito mais forte não foi provocado por discursos isolados, nem por artigos ou panfletos, cartazes ou bandeiras. O efeito não foi obtido por meio de nada que se tenha sido forçado a registrar com o pensamento ou a percepção conscientes..." (Victor Klemperer, LTI Linguagem do Terceiro Reich)


A notícia deveria ser positiva: o Presidente Lula teve alta e está liberado por seus médicos para voltar a viajar após sofrer traumatismo craniano em consequência de uma queda.

A informação foi passada ao povo brasileiro pelo programa do Fantástico após uma boa matéria sobre o risco de quedas, principalmente em pessoas acima de 60 anos de idade.

Quem dá a boa notícia da plena recuperação de nosso Presidente Lula após o grave acidente doméstico é a simpática apresentadora Maju Coutinho.

Eu atuei com comunicação e jornalismo quando fui secretário de imprensa da confederação da categoria bancária. Foi uma oportunidade de estudar muito sobre tudo que se relaciona com o tema, inclusive sobre o Partido da Imprensa Golpista (PIG), como dizia o saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim.

Acompanhei como dirigente sindical toda a construção do ódio ao Presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores após a chegada do torneiro mecânico e sindicalista à presidência do país em 2002. A construção do ódio e rejeição sempre teve estratégia e método por parte da mídia da casa-grande brasileira. 

Como gosto de História, também sabia da campanha da mídia da casa-grande contra Lula, o PT e a esquerda em geral desde sempre. No caso das Organizações Globo são décadas de construção de ódio e mentiras contra Lula e o PT. A Globo é a mãe das chamadas "fake news".

Uma imagem vale por mil palavras, diz o ditado popular.

Anos de ataques depois das operações midiáticas para tentar exterminar da vida pública Lula e o PT, anos depois do massacre midiático do Jornal Nacional falando sobre nosso presidente e o partido com a imagem de esgotos jorrando dinheiro ao fundo, seguimos na mesma.

Mesmo após Lula ser preso por 580 dias numa operação de lesa-pátria organizada por uma quadrilha e por um juiz suspeito, herói da Rede Globo, mesmo após a destruição do país pela ajuda que o PIG deu ao golpe contra Dilma e pela eleição de Jair Bolsonaro, seguimos na mesma.

A velha e odienta Rede Globo segue fazendo das suas para atacar a imagem do Presidente Lula, única liderança que foi capaz de nos salvar de mais um mandato daquele sujeito que poderia ter acabado de vez com a democracia brasileira caso vencesse as eleições de 2022.

A imagem que a Globo escolheu do Presidente Lula para dar a boa notícia de sua plena recuperação foi essa que ilustra minhas reflexões. Ela não é diferente dos canos de esgoto jorrando dinheiro que a emissora enfiou no subconsciente de dezenas de milhões de pessoas nas últimas décadas.

O mais comum é que a quase totalidade das pessoas veja a questão como minha companheira viu quando falei a respeito: não viu nada demais na imagem escolhida. Não culpo ela nem as pessoas que não atuam na área da comunicação.

Nas eleições de 2018, no auge da operação lesa-pátria orquestrada na República de Curitiba que prendeu Lula e possibilitou a ascensão da extrema-direita no país, me lembro bem de jovens de minha relação dizerem suas intenções de voto à esquerda e muitos não iam votar no PT. Era algo assim: sou de esquerda, mas PT não... Isso foi o processo de ódio e rejeição que explico neste artigo.

Quando li o livro de Victor Klemperer sobre a Linguagem do Terceiro Reich foi que compreendi o que estava acontecendo no Brasil após os primeiros meses do governo Lula a partir de 2003. 

Os principais veículos de comunicação de propriedade da casa-grande brasileira começavam ali uma nova estratégia de comunicação agressiva contra nós da esquerda e nossas instituições e lideranças: o ódio e a rejeição sem explicação racional.

As duas décadas de envenenamento do povo brasileiro contra Lula e os partidos de esquerda, o maior deles o PT, nos foi inoculado como Klemperer explica na linguagem nazista que levou um povo culto e educado a apoiar incondicionalmente um dos maiores genocidas da história. Klemperer como filólogo foca a linguagem, mas o nazismo trabalhou fortemente a estética através das imagens.

A imagem que o Fantástico escolheu de nosso Presidente Lula para dar a singela e boa notícia da recuperação plena de sua saúde é da mesma qualidade simbólica dos dutos de petróleo jorrando dinheiro nos JN de sempre: é veneno puro contra nós.

Que merda isso! O povo brasileiro merecia uma imprensa decente e que informasse a população sem canalhice e manipulações. Na verdade, nós que estudamos o Brasil há tempo sabemos que a elite brasileira, a casa-grande que essa imprensa golpista representa, odeia o Brasil e o povo brasileiro.

---


O PRESIDENTE LULA TEVE ALTA E ESTÁ BEM

Notícia que a Globo deu neste domingo no programa Fantástico

A emissora não precisaria usar imagem com a logo do partido, mas deveria ser menos canalha e usar qualquer imagem do Presidente Lula como ela faria com qualquer político que ela não odiasse.

Ainda bem que o nosso Presidente Lula está bem, recuperado da queda e do traumatismo craniano, um dos acidentes domésticos mais comuns entre os idosos e segue firme com suas agendas por um Brasil melhor para o povo brasileiro.

William Mendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário