domingo, 26 de abril de 2020

Estudo de línguas - Língua Japonesa (II)



Amor (あい)

Nas primeiras aulas que tivemos na matéria de língua japonesa que estou fazendo como optativa na graduação de Letras, nos foi ensinado os dois kanas, o Hiragana e o Katakana. Assim que aprendíamos cada símbolo fonográfico (por famílias "a", "ka", "sa" etc), já éramos testados com ditados. É uma forma do ouvido se acostumar com o som do Japonês, que é diferente do Português em diversos fonemas.

Outra coisa estimulante é sermos convidados a irmos até o quadro escrever as palavras ditadas em sala de aula. Essa é uma forma prática de treinar a memorização do som e do desenho dos kanas. Nós tivemos umas cinco ou seis aulas antes da pandemia do novo coronavírus interromper tudo no mundo.

Se não quisermos perder o que já aprendemos, temos que dar um jeito de rever e memorizar as palavras, as frases de cumprimento e os fonogramas, mesmo que seja na forma de "romaji", ou seja, com o uso do alfabeto romano porque eu não sei utilizar no computador os kanas. No caderno em casa, eu tenho copiado e desenhado os símbolos dos sons.

SAUDAÇÕES (AISATSU)

dô itashi mashite = de nada!

arigatô = obrigado!

onegai shimasu = por favor!

sayônara = adeus! (demorar pra ver ou não ver mais)

ohayô gozaimasu = bom dia! (mais formal)

konnichiwa = boa tarde!

oyasumi nasai = tenha uma boa noite!

ogenki desu ka? = como você está?

genki desu. Anata wa? = estou bem. E você?


OBSERVAÇÃO: como disse na postagem anterior, aqui, essas postagens são registros de estudos meus. Elas não são ideais para outra pessoa estudar o tema porque eu não tenho conhecimento técnico sobre a língua japonesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário