sábado, 25 de abril de 2020

Estudo de línguas - Língua Japonesa



Hiragana.

Neste blog registro alguns estudos que realizo sobre línguas, literatura e cultura. Um dos objetivos das postagens é poder voltar aos estudos feitos para revisão e memorização. 

Algumas postagens têm por objetivo compartilhar conhecimento (WIKI - What I Know Is) como, por exemplo, aulas do curso de Letras que reproduzo aqui ou leituras que faço. Outras postagens como esta têm mais relação com registros pessoais para posterior revisão, não sendo ideais para alguém estudar nelas.


Katakana.

Decidi estudar a língua japonesa neste ano de 2020. Interesse neste idioma eu sempre tive, bem como o interesse na cultura japonesa, que é antigo. Além de me inscrever num curso pela internet em janeiro, me inscrevi também em uma matéria optativa de meu curso de Letras. Até o momento eu aprendi os dois alfabetos fonéticos ou silabários, o Hiragana e o Katakana. E o uso de algumas partículas.

No curso online a metodologia é uma e no curso presencial da USP é outra, completamente diferente. A cabeça e os neurônios estão sendo muito exigidos, o que é muito bom. No curso presencial é lápis na mão e desenho dos fonogramas, e memorizar as palavras. Dá um trabalhão acertar o traço. Na internet é memorizar som, imagem e palavras.

Enfim, estudar línguas é muito interessante e me faz esquecer por algumas horas a realidade desgraçada da política nacional.

William

Post Scriptum (26/4/20)

Uma coisa importante na escrita dos ideogramas e fonogramas da língua japonesa - Kanji, Hiragana e Katakana - é respeitar o sentido em que o lápis ou pincel devem iniciar e terminar o desenho de cada imagem.

Nossos professores do curso de Língua Japonesa Moderna I nos passaram sites em que é possível verificar os traços de cada fonograma. Não consegui abrir as tabelas pelo celular, mas pelo notebook funcionam normalmente. Para ver o Hiragana clique aqui e para ver o Katakana clique aqui.

Nenhum comentário: