segunda-feira, 6 de abril de 2020

060420 (d.C.) - Diário e reflexões




Estou com raiva de um monte de coisas, mas seguimos na mesma: resistência e desejo de viver, nem que seja para ver as mudanças que virão, que podem ser pra melhor ou pra pior. Uma coisa é certa: não quero a volta da "normalidade" de antes da pandemia do Covid-19


Que dizer sem ofender ou agredir as pessoas, o que sinto em relação ao humano que num cenário de pandemia do novo coronavírus se comporta como se nada estivesse acontecendo no mundo? Nada! Pelo contrário, ao invés de só ficar na sua "porraloquice" suicida de não aceitar as sugestões de ficar em casa, tendo condições de ficar, a pessoa sai o tempo todo de casa se colocando como vetor dos vírus que necessitam de corpos humanos para se espalharem!

E o que dizer se esses "porralocas" fazem parte dos chamados grupos de risco, com idade avançada, com doenças crônicas ou outras características que facilitem o contágio pelo vírus e o agravamento da condição de saúde (pessoas bolsonaristas?) e podem ampliar em muito a busca por leitos hospitalares, sobrecarregando o sistema de saúde existente, fazendo com que aumentem e muito as chances das demais pessoas afetadas pelo vírus morrerem sem atendimento?

E se as pessoas que incentivam isso são conhecidas, populares e influenciadoras? E se forem autoridades públicas e políticos, então? E se forem as pessoas que podem elas mesmas fazerem o isolamento em suas luxuosas mansões e o interesse delas seja claramente para manter em circulação milhares de pessoas que elas exploram para lhes arrancar toda a mais-valia possível e se elas morrerem pouco importa, já que o exército de miseráveis e famintos disponível é enorme?

Qualquer pessoa livre, ou que desejaria estar livre, ou que pudesse ser livre, sabe que a liberdade de poder sair e andar por aí, de fazer o que der na telha é algo essencial da natureza humana. Ninguém tá fazendo o isolamento e a quarentena enfurnado em casa porque quer! Aliás, já sabemos que uma imensidão de gente precisa circular e trabalhar; uma outra imensidão de gente não tem casa pra ficar, não tem comida, não tem nada. Mas e pessoas como nós que temos uma remuneração mensal que nos permite ficar em casa, junto aos nossos entes queridos? Temos que ficar perambulando por aí?

Cara, que raiva dessa gente ignorante, insensível e provocadora que está ao nosso redor, gente até de nossa relação! Na convivência em sociedade, todos têm que fazer a sua parte, e pouco adianta a gente ficar se esforçando para ficar confinado em casa porque entendeu o porquê enquanto outros não colaboram! Se numa casa com quatro ou cinco pessoas, uma só decidir ser a "porraloca" enquanto as outras acatam as sugestões das autoridades, aquela que se expõe pra cima e pra baixo pode contrair o vírus e matar todos dentro daquele ambiente. Que nome daríamos pra isso? O que contaminou todos os outros é o quê?

Sabemos que as autoridades de saúde e da ciência do mundo todo nos pedem para praticar o isolamento social e a quarentena em casa, para que se reduza a rapidez com que o vírus se espalha, fazendo com que os sistemas de saúde colapsem, sem condições de atender a todos que precisarem de atendimento médico num curto espaço de tempo, e atendimento com estrutura auxiliar de manutenção da vida. Milhares de pessoas estão morrendo diariamente em países chamados de desenvolvidos! Seus sistemas de saúde colapsaram. 

Chega por hoje! Estou com vontade de falar umas merdas e isso não é bom! Imaginem a minha indignação, então, quando olho ao meu redor com a consciência política que desenvolvi ao longo de décadas de movimento de luta dos trabalhadores e vejo cenas cotidianas esdrúxulas como, por exemplo, parte do povo brasileiro ver em Mandetta o salvador da pátria do governo Bolsonaro... Pelo amor dos meus filhinhos! O cara coloca um jaleco do SUS e parece que ele passou a valorizar o nosso Sistema Único de Saúde que quer ver privatizado e destruído!

Imaginem, então, a loucura que é ver a porcaria da Rede Globo ser quase que a única opção de canais abertos no Brasil continental para o povão ver as atualizações da pandemia do Covid-19, já que as emissoras do Sílvio Santos e do Edir Macedo são canais oficiais do bolsonarismo. A mesma coisa com a Bandeirantes e a nova CNN. Gente, é uma situação apocalíptica.

Temos que sobreviver, e contar com a ajuda da ciência, da razão dos poucos que a tem, com ajuda da paciência, com ajuda da sorte, do acaso, dos deuses, dos orixás, do universo.

Ahh, ia me esquecendo: se for para as coisas voltarem ao "normal" do atual modo de produção capitalista, com 1% detendo todos os meios de produção e toda a riqueza produzida no mundo; zilhões de miseráveis sem nada e ou se matando de trabalhar ininterruptamente só para comer e se reproduzir; esses caras do 1% destruírem o planeta Terra porque não pensam nos outros nem no amanhã etc... É melhor que não voltemos ao ontem, porque já não dava mais. Ou se expropria e distribui toda a riqueza desses desgraçados do 1% ou é melhor acabar o mundo!

William

2 comentários:

Michelena disse...

Tua indignação é a de muitos de nós camarada William, a insanidade de nosso povo é assustadora. Pagaremos caríssimo por isso. O pior é que as pessoas sensatas irão para o Meo buraco se esse pessoal continuar com a estupidez de negligenciar o isolamento social. Que os deuses do universo nos protejam. Abraço e sigamos Enfrente.

William Mendes disse...

É verdade, meu amigo e camarada Michelena!

O pior é que por mais que a gente faça a nossa parte, o que dá um trabalho absurdo, podemos ser contagiados por atitudes de um único sujeito irresponsável. é f...!

Abração!

William