sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Leitura de "A jangada de Pedra" - José Saramago


José Saramago

Clássico de Literatura Portuguesa


- COMOVIDO, DECLARO MEU AMOR À LITERATURA!

Terminei neste instante, na madrugada de sexta-feira, a leitura d'A jangada de pedra.

O livro é surpreendente! A estória é fantástica! O autor é um gênio!

Quedei paralisado ao final do livro. Um turbilhão de excitação mental impera no momento.

Ao mesmo tempo que fico pensando nas possibilidades aludidas na ficção criada, fico pensando no meu mundo. Por que não fui lidar com a literatura como profissão? Por que não vou em busca de ler as dezenas de obras que sonho em conhecer (muitas delas descansam nas minhas estantes)? Por que não faço isso que tanto me muda, tanto me ensina, tanto me faz refletir acerca do mundo, da vida e do sentido de tudo?

Por que nunca fui o condutor deste veículo Vida? Devido às casualidades, aos acasos que atravessam os nossos caminhos todos os dias. Devido às coincidências...

O MUNDO TODO É DE COINCIDÊNCIAS

Se parasse para refletir sobre algumas citações deste narrador fabuloso do "relato" ocorrido com a Península Ibérica, poderia crer em sua mensagem: as coincidências movem o mundo, explicam o mundo, ou melhor, o mundo é feito de coincidências.

"E a simultaneidade dos factos também não deveria surpreender ninguém, foi apenas mais uma dessas coincidências que fazem a vida organizada do mundo, bom é que algumas possam ser claramente identificadas, uma vez por outra, para ilustração dos cépticos" p.266

Aproveitando as reflexões do narrador desta aventura ibérica, vejo a minha aventura ao longo do tempo.

Quando entrei na USP querendo ser professor, entrei depois no movimento sindical. Senti o peso da responsabilidade da representação e nunca mais consegui ter um olhar de prioridade para o desafio das Letras.

Quando me preparava para sair por aí no mundo em busca de algo, entrei em um emprego "estável" na época. Era a minha aprovação em um concurso público nos anos noventa. Quem diria que passaria tanto tempo sendo bancário!?

Quando achei que estava em um curso superior, que entrei por casualidade, mas que passei a adorar, e seria um excelente profissional da educação física, tive que abandoná-lo na metade do percurso por falta de recursos financeiros. É uma das maiores frustrações que carrego até hoje.

Quando disse que não iria mais estudar ao terminar o segundo colegial, um colega me convenceu a fazer faculdade de Ciências Contábeis. Acabei completando o curso e durante o percurso virei bancário de banco público.

Quando menos esperei, acabei virando pai.

Eu que nunca quis entrar em dívida imobiliária, quando vi - e agradeço - fui convencido a comprar um apartamento em cooperativa e hoje tenho onde morar.

O narrador da aventura ibérica deve ter razão. A vida é organizada por sequências de coincidências a cada segundo, em milhões e milhões de eventos no universo e, algumas vezes, notamos algumas delas.

Que mais poderia ser a vida, o mundo, senão um amontoado de casualidades e coincidências em que nós humanos acabamos por meter nomes e inventar deuses e metafísicas em tudo?

E amanhã? Eventos vários virão, e você não está salvo deles! (ou diria que eles lhe salvarão?)


Nenhum comentário: