quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Refeição Cultural 62 - Leituras aceleradas pela pressão do tempo

Ontem, li mais de cem páginas da "Jangada" de Saramago. O livro é fascinante. O autor é fascinante. Porém, ler com essa pressão do tempo é muito ruim. Fiquei mais de 5 horas em pé, pois só assim conseguia ler sem dormir.

Amanhã, tenho prova de literatura portuguesa e o livro de Saramago é só um item do programa. Acabei não lendo nem os livros todos nem todos os textos críticos. Caso não vá bem na prova, lembrei-me há pouco que poderei fazer uma segunda prova de recuperação (se tirar nota mínima). Espero não precisar.

Terminado esse esforço concentrado para essa matéria, terei outra prova daqui a dez dias - de literatura espanhola do século XVI. Também tenho muitos textos e autores a estudar.

Sinceramente, passados nove anos em que comecei meu curso de letras na Usp e não ver o resultado desse esforço ter sido encaminhado para eu ser professor universitário é muito frustrante. Fui ser sindicalista. Não consegui ser um intelectual e viver disso.

É pena!

Nenhum comentário: