Refeição Cultural
Osasco, 19 de maio de 2024. Domingo.
JOSÉ MARTÍ
A efeméride do dia é sobre José Martí, o apóstolo da libertação de Cuba. Rendo minha homenagem a essa figura humana extraordinária! Martí faleceu em combate no dia 19 de maio de 1895, aos 42 anos de idade, quando liderava o povo cubano nas lutas de independência do domínio espanhol.
Para marcar a data, li um de seus textos na obra "La Edad de Oro". O texto "Tres Héroes" nos conta sobre homens que marcaram a nossa história de independência em relação ao jugo europeu: Simón Bolívar, da Venezuela, San Martín, do Rio da Prata, e Hidalgo, do México. No artigo, Martí descreve os feitos e a liderança desses libertadores das Américas.
Viva Martí! Viva a liberdade e autonomia do povo cubano e dos povos de Nuestra América!
---
AABB - ESPORTE E SAÚDE
Hoje participei da 16ª Corrida da AABB SP.
Já fazia um tempo que eu não participava desse evento esportivo importante no calendário de nossa Associação Atlética do Banco do Brasil.
Me lembro das primeiras edições das corridas, quando estimulava a participação de uma equipe de pessoas do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região.
Só tenho elogios à organização e ao clube. Nesta prova de hoje, o percurso foi de 5,6 Km e tivemos também equipes de revezamento e uma caminhada.
Na minha atual condição de dores na estrutura do quadril, fico feliz de ainda poder completar um percurso de corrida, mesmo que seja num trote lento e contínuo. Sou natureza e como tal enfrento hoje as consequências do existir. Cada percurso de um ser vivo é único.
No final da prova, não faltaram frutas e sucos e toda estrutura de apoio aos participantes. Foi bem legal.
---
ESTUDOS E PRODUÇÃO TEXTUAL
Nesta semana que passou, tentei minimamente estabelecer uma agenda de leitura e estudos. Percebi como tenho dificuldade de controlar de forma satisfatória o tempo. O tempo...
Defini que durante a semana gostaria de avançar nas leituras de alguns livros e textos, que iria estudar alguns temas e escrever um pouco também. Fiz cinco textos na semana e estudei um pouco a Cassi, nossa Caixa de Assistência da comunidade BB.
Um dos objetivos de produção textual deu trabalho e não consegui finalizar a tarefa: a revisão das 140 páginas dos meus textos de memórias sindicais para a edição impressa de um pequeno livro. Quase acabei a revisão, mas ainda faltam umas vinte e poucas páginas.
Para retomar a leitura do clássico de Victor Hugo, Os miseráveis, estou relendo todas as postagens que fiz ano passado no blog sobre a obra. As postagens estão muito boas, modéstia à parte. Mas não terminei a leitura de todas elas. (post scriptum: terminei no dia seguinte de manhã. Interessados podem ler as onze postagens aqui, cada uma tem um link para a seguinte)
Os livros sobre José Dirceu e Frei Betto estão nos objetivos de leitura também. Os livros são enormes, os dois somam mil páginas... é trabalho de fôlego.
E pretendo ler e falar sobre a nossa Caixa de Assistência todas as semanas. É algo que tenho conhecimento e tem dias que me sinto na obrigação de falar algo a respeito. Os textos nos blogs são contribuições. Lê quem tiver interesse. A série que farei sobre a Cassi será no blog A Categoria Bancária (link aqui).
Por fim, tenho que ter disciplina para trabalhar na revisão e impressão de meus textos nos blogs. São mais de cinco mil textos e uma parte deles tem valor. Venho trabalhando na revisão e impressão faz tempo, mas devo ter disciplina. Já tenho alguns cadernos impressos. Falta muiiiito ainda.
Enfim, vamos para mais uma semana de vida. Avalio que escrever seja algo de útil de minha parte em relação à sociedade humana à qual pertenço. Duas coisas chamam a minha atenção: meus olhos e minha capacidade de locomoção. Não sei até quando terei essas habilidades centrais na minha vida. Ver e caminhar. O amanhã não existe, a não ser que eu acorde nele. E quero acordar vendo e andando.
Como é bom ver e como é bom andar. Aproveitem essas habilidades vocês que às têm. Leiam, olhem com atenção e caminhem.
É isso!
William Mendes
Ebaaaaaa medalha, parabéns! Arrasou amigo.
ResponderExcluirAbraço na turma.
Medalha, medalha, medalha...
ResponderExcluirComo já dizia o personagem Mutley... rsrs.
Olha, transpirei para pegar minha medalhinha, amiga!
Abração pra turma!
William
Maravilha!!!!!
ResponderExcluirProfessora Maria Leite, depois do excelente texto de resgate histórico sobre José Martí, de sua autoria, acabei registrando somente uma singela homenagem ao grande apóstolo da liberdade cubana e referência de todos nós das Américas.
ResponderExcluirAbraços fraternos!
William