quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Diário e reflexões - Livros essenciais


Lançamento do livro 
A geração que criou a CUT.

Refeição Cultural

Osasco, 7 de dezembro de 2023. Noite de quinta-feira de calor extremo.


NOSSA HISTÓRIA DE LUTAS PRECISA SER PRESERVADA

Nos dois últimos dias, tive a alegria de participar de dois lançamentos de livros importantíssimos para a história do povo brasileiro e da classe trabalhadora.

Na terça 5, fui ao lançamento do livro A geração que criou a CUT: a história contada por quem a faz (2023), organizado por Claudio Nascimento, Iram Jácome Rodrigues, João Marcelo Pereira dos Santos, Maria Silvia Portela de Castro e Sandra Oliveira Cordeiro da Silva. O livro traz entrevistas de 30 lideranças que participaram da fantástica história da criação da Central Única dos Trabalhadores, e também da criação do Partido dos Trabalhadores.


Ao participar do evento no centro da capital paulista, na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo, revivi na memória os sentimentos de pertencimento por ter participado dessa história de décadas de lutas da classe trabalhadora. As intervenções dos/das participantes do evento nos emocionaram bastante. Revi grandes amigos/as e companheiros/as de jornadas de lutas por democracia, melhoria das condições de vida de nosso povo e a busca por uma sociedade mais justa e solidária.

---

Ontem, quarta 6, estive novamente no centro da capital paulista para o lançamento do livro Greve e Negociação Coletiva - Dimensões Complementares da Luta Sindical (2022), do amigo e companheiro Carlindo de Oliveira, economista e educador do Dieese. O evento se deu no auditório da Escola Dieese, na Rua Aurora.


Eu já li o primeiro volume do estudo (comentário aqui) a respeito de nossas lutas por direitos sociais, políticos e civis, já que a história de lutas trabalhistas envolve governos e patrões, bem como as instituições oficiais do Estado brasileiro. Como disse no comentário que publiquei, o livro é fantástico e quem dera existisse um livro desses quando comecei na vida sindical. Torço para que as entidades sindicais utilizem os conhecimentos disponibilizados por Carlindo para a formação das novas gerações de dirigentes da classe trabalhadora.

---

O CAOS NO QUAL OS PRIVATISTAS NOS COLOCAM

Ao me deslocar de transporte público - trens e metrôs - para os dois eventos, algo que fiz durante toda a minha vida de trabalhador, fiquei refletindo sobre o caos ao qual nos colocaram. Os trens foram privatizados pelos governos de direita e extrema-direita e a vida do povo está muito ruim. 

Que caos virou a rotina das pessoas que precisam do transporte público de massas para se locomoverem na região metropolitana de São Paulo! Calor, multidão tentando entrar em vagões lotados... (Eu era um dos únicos no vagão lotado com máscara...). O caos!

Aí ao descer na região central de São Paulo, o medo do assalto, da violência, somos como animais predados numa savana de predadores ferozes... o caos!

Aí naquela mesma noite o sujeito eleito governador de São Paulo usou da maior violência possível para votar a entrega de nosso patrimônio público - a Sabesp - aos parças dele. 

Esses caras privatistas tinham que ter medo como nós temos de viver no mundo caos que eles nos proporcionam... é o que penso.

É isso!

William

Nenhum comentário:

Postar um comentário