domingo, 9 de dezembro de 2018

A busca de sentidos nas leituras, nas amizades, nas coisas simples



(texto atualizado às 9h30 de 10/12/18)

Refeição Cultural

O domingo está chegando ao fim. O ano de 2018 vai terminando. Muitos de nós estamos em busca de sentidos, de esperanças, de explicações, de porquês.

Quando olho para trás, vejo a importância que a leitura teve em minha vida. 

Foi lendo livros emprestados no início da adolescência que tive a oportunidade de alternar os perigos a que me expunha nas ruas do bairro violento onde cresci com momentos dentro de casa ou em outro lugar lendo.

Eu me lembro que nunca tive uma aula de geometria em sala de aula entre a 5ª e 8ª séries do antigo ginásio, porque durante uma época do ano tinha greve dos professores e a gente ficava sem ver as matérias do meio do livro adiante, o "Matemática Moderna" do Domênico Lago Ens. Com menos de 15 anos, acabei um livro desses sozinho certa vez, e ouvindo rock. (rock e matemática, tudo a ver!)

E assim as coisas foram acontecendo na vida deste leitor que vos fala. Foi lendo à base de guaraná em pó por causa do cansaço de trabalhar e dormir pouco que estudei livros de concurso para tentar uma carreira pública. Entrei no Banco do Brasil assim.

Da mesma forma, já com vinte e tantos anos, quis fazer uma faculdade pública e passei na Fuvest lendo livros adquiridos em banca de jornal do Telecurso 2000 e assistindo aulas da madrugada na TV (gravadas em VHS). Sempre acreditei que as pessoas devem conhecer as noções básicas de todas as áreas, mas quase ninguém sabe nem o básico. Fiz Letras na USP estudando assim.

Depois que entrei no movimento social, eleito pelos colegas trabalhadores para representá-los no movimento sindical, passei a complementar meu desejo de leitura literária e de ciências com referências biográficas e bibliográficas do mundo das lutas sociais e, com isso, somei ao desejo de leitura de cultura acadêmica o desejo de cultura dos movimentos populares.

Essa breve retrospectiva de minha pequena história de leituras até aqui foi para compartilhar com vocês que acredito muito nas possibilidades que o estudo e as leituras nos trazem como seres humanos.

Os leitores sempre esperam encontrar nas páginas de livros ou textos que estão mergulhados algo revelador, uma explicação, uma inspiração, um conhecimento que vá lhes favorecer, uma sensação diferente, um despertar, uma luz. Mesmo nas leituras despreocupadas ou inocentes (ler AQUI sobre "O leitor crítico").

Em tempos de graves crises políticas, econômicas e sociais como estamos vivendo, os leitores devem renovar suas energias para essa busca de saber e conhecimento que possa despertar alguma solução para sairmos dessa fase para outra melhor.

A referência às amizades e às coisas simples é porque meu coração está clamando por isso, por mais solidariedade, mais amor, mais amizade entre as pessoas, que as coisas simples da vida possam prevalecer sobre as causas de tanta arrogância e prepotência que têm feito a vida social ser tão ruim entre nós.

Abraços e leiam!

William


Post Scriptum:

Hoje perguntei no meu perfil de rede social se tinha amig@s lendo neste fim de semana e foi muito bom o retorno das pessoas. Muita leitura interessantíssima em andamento por parte de meus amig@s. Que legal! Fiquei feliz. Quero ver se a gente promove alguns saraus em 2019, para reunir as pessoas e sermos felizes compartilhando momentos de lazer e cultura.

Post Scriptum II:

Ah, eu falei em amizade também porque dois momentos em família têm relação com laços de amizade. No sábado, vimos uma maratona com os 4 filmes "A Era do Gelo" e o enredo com as personagens traz forte referência ao valor da amizade, dos laços entre amigos. Os filmes são muito legais, e foram lançados em 2002, 2006, 2009 e 2012. E também estamos terminando mais uma série de anime com 64 episódios, Fullmetal Alchemist Brotherhood, onde a questão da amizade entre os irmãos Elric é uma das principais características da estória.


Nenhum comentário: