domingo, 23 de maio de 2010

Uma história da leitura, de Alberto Manguel


William, foto de 2009. (Turin, Itália)

Hoje, reli o primeiro capítulo deste livro. Eu o recomendo a todas as pessoas amantes da leitura.

É um dos livros mais interessantes que já li na vida.

Eu o conheci por intermédio de minhas aulas na Faculdade de Letras da USP, no início da década, porque, na época, dois capítulos do livro constavam da bibliografia obrigatória, se não me engano, da matéria Introdução aos Estudos Literários.

O autor tem uma erudição impressionante. Além do mais, ele fazia leituras orais na adolescência para Jorge Luis Borges, que já estava cego e precisava da leitura de outras pessoas.

É um livro que voltarei a ele até o fim de minha vida porque ele é uma espécie de confessionário de um leitor e da própria história da leitura e ali está tudo contado, tintim por tintim, sobre os fragmentos dessa maravilhosa aventura humana da leitura.

Nenhum comentário: