segunda-feira, 29 de abril de 2013

Pessoas que são exemplos de Reserva Moral



Mãezinha - um exemplo de Amor e Reserva Moral pra mim.

Refeição Cultural

O que poderia dizer sobre as últimas refeições culturais que tive nestas longas semanas ininterruptas de trabalho sindical?

Acho que vale a pena refletir sobre a fala de um companheiro que foi homenageado no XVIII Enafor - Encontro Nacional de Formação da CUT, que participei dias atrás, em Campinas, interior de São Paulo.

O companheiro Arquimedes se aposentou e por muitos anos assessorou a formação da Central Única dos Trabalhadores.

Ele falou de momentos que marcaram ele como pessoa e como militante e uma coisa ficou na minha mente.


PESSOAS QUE SÃO EXEMPLOS DE RESERVA MORAL


Paizinho: outro exemplo de Reserva Moral de um batalhador incansável.

Ao falar de momentos marcantes em sua vida e jornada de luta, o companheiro Arquimedes citou passagens que ele chamou de momentos e encontros com pessoas que eram exemplos de Reserva Moral. Eu achei a frase muito bonita e muito importante para um militante de esquerda.

Citou uma vez em que ele estava preparando um local para um debate com muitas pessoas e enquanto ele estava carregando cadeiras acabou dando de cara com Henfil fazendo o mesmo. Henfil já estava mal de saúde, era uma pessoa importante e famosa e simplesmente estava ali como qualquer militante preparando o local para o debate que ocorreria.

Fiquei com a ideia de "Reserva Moral" na cabeça desde aquele dia...

Eu estou no movimento sindical há onze anos. Não estou cansado de lutar. Sou um trabalhador. Estou na luta de classes e vou lutar a vida inteira. Foi assim desde que me entendo por gente.

Ando cansado da falta de ética e princípios que tenho encontrado do meu lado da classe. O capitalismo e o individualismo estão corrompendo corações e mentes. Somos todos falíveis, é verdade. Mas é preciso ter ao menos vontade para se vigiar, se fiscalizar e o tempo inteiro verificar a si próprio se está atento ao caminho.

Só de pensar no exemplo do Henfil citado pelo companheiro Arquimedes, fico cabisbaixo. Estamos numa época de castas no movimento sindical. De uns serem mais iguais que os outros. Fico imaginando se alguns dirigentes que eu conheço iriam arrumar cadeiras num plenário para um evento com os trabalhadores.

Outro dia, companheiros meus presenciaram militantes sendo destratados por estarem em "área indevida" pra eles (área vip para ver o Lula). Os militantes foram convidados a se retirarem e irem para a entrada onde os comuns iriam entrar.



Sérgio Rosa, Deli e Deise Lessa.
Além das minhas reservas morais na vida pessoal como meu paizinho e minha mãezinha, também tenho algumas que são referência para mim na vida política e sindical. A companheira Deise Lessa que me convidou para fazer parte da chapa 1 do Sindicato dos Bancários em 2002 é uma das minhas reservas morais. Ela e o companheiro Deli Soares são referências importantes de uma vida dedicada a luta dos trabalhadores.

Desde que entrei me esforço para ser um representante dos trabalhadores como ela foi quando eu estava na base. Íntegra, presente e democrática, respeitosa nas divergências. Trabalhadora. Todos os dias nesses onze anos, me esforço para ser um dirigente ético, respeitoso com os trabalhadores e os adversários, incansável na defesa dos trabalhadores que represento e também dos princípios da CUT e da Articulação Sindical, porque participar de movimento social de forma orgânica não funciona com certa "lógica" de se dizer neutro, isento ou coisa do gênero.

Conheço algumas pessoas que estão no movimento sindical há muito tempo e nunca deixaram de ser solidárias, íntegras e combativas.

Finalizo pensando na famosa frase que diz que "A prática é o critério da verdade".

Nenhum comentário: