domingo, 13 de outubro de 2013

Die Welle – A Onda (uma reflexão)




Die Welle – A Onda

SINOPSE (Wikipedia)

A Onda (título original: Die Welle) é um filme alemão de 2008 dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. É inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda. O filme foi produzido por Christian Becker para a Rat Pack Filmproduktion. Obteve sucesso nas bilheterias alemãs e depois de dez semanas, 2,3 milhões de pessoas haviam assistido ao filme.


COMENTÁRIO

Este filme ou esta experiência ocorrida em Palo Alto, Califórnia, em 1967, décadas depois dos regimes fascistas de Hitler e Mussolini é algo para nos fazer pensar.

Estamos vivendo tempos estranhos no Brasil do século XXI após mandatos do Partido dos Trabalhadores (PT) na presidência do país após 2003.

Já ouvi de várias pessoas na família, entre os trabalhadores que represento, nas faculdades que frequentei e por aí nos trens e metrôs que seria exagero ou “teoria da conspiração” achar que seria possível haver golpes contra a democracia brasileira ou ocorrer movimentos sanguinários, sejam eles movimentos que levem a uma guerra tradicional de um país contra outro ou guerras civis por poder interno.

E, no entanto, na minha opinião, alguma coisa mudou realmente no comportamento do povo brasileiro após as eleições presidenciais em 2010, quando a candidata Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores enfrentou um candidato da oposição que liderou a abertura da Caixa de Pandora ao liberar todos os preconceitos e intolerâncias existentes nas pessoas ou até estimulando a violência contra a alteridade (o outro), o diferente.

A campanha da oposição ao governo do presidente Lula da Silva foi marcada pelo abuso no incentivo à violência e discriminação contra o pobre ou pela condição social, o nordestino ou contra a origem geográfica, a liberdade religiosa ou contra a parte laica da sociedade, contra o direito ao próprio corpo por parte das mulheres (direito ao aborto), contra a orientação sexual de cada pessoa, contra a população negra, e outras discriminações contra minorias não partícipes do status quo.

A campanha presidencial em 2010 foi marcada por um acirramento e exacerbação da intolerância de uns contra os outros. O Brasil nunca mais foi o mesmo.


NOVO COMPORTAMENTO HOSTIL DE PARTE DO POVO BRASILEIRO

De onde viriam essas ondas pós-junho de “Black Blocks” ou gente mascarada que se reúne pra quebrar tudo que tem pela frente ou até para fazer arrastões nas grandes cidades? Os caras se aproveitam de passeatas e manifestações de movimentos organizados como trabalhadores em campanha salarial, movimento pela regulamentação da mídia, movimento estudantil, movimento dos trabalhadores sem terra ou sem moradia etc para praticar vandalismo e colocar em risco o próprio movimento que eles invadem para começarem seus atos.

Durante a Copa das Confederações no Brasil foi vergonhoso o tratamento dispensado aos povos que vieram participar da competição. Criaram um clima no ar como se as equipes adversárias tivessem culpa de alguma mazela no país e as torcidas nos estádios vaiavam agressivamente as equipes. Os brasileiros demonstraram uma falta de hospitalidade estúpida.

O que dizer então das cenas dantescas de desrespeito aos médicos de outros países que chegaram ao Brasil para atender às populações que não são assistidas pelos médicos brasileiros, que não têm interesse de deixar as capitais e se embrenharem nos interiores dos estados e municípios?

Foi também após a campanha presidencial de 2010 que aumentaram as agressões a homossexuais em logradouros públicos, bem como houve aumento nas ofensas e agressões aos povos oriundos das regiões norte e nordeste.


E AÍ, PRA ONDE CAMINHAMOS?

Onde vamos parar com o incentivo a atitudes fascistas por parte da oposição política ao governo do Partido dos Trabalhadores? Será que querem uma guerra civil e batalhas campais nas grandes cidades só porque não conseguem ganhar os processos democráticos nas urnas? (eu acho que querem exatamente isso)

Eu vejo o que está acontecendo como a “onda” iniciada pelo experimento do professor americano Ron Jones em 1967. 

Terem aberto a Caixa de Pandora da violência e do extremismo fascista é algo difícil de se controlar depois.

Temos que pensar muito sobre tudo isso que mudou pra pior o comportamento de alguns grupos de brasileiros...

Temos que lutar com muito afinco contra essa Onda fascista que anda passando por aqui.


Pra quem não viu o filme ainda, eu recomendo muito!


Nenhum comentário: