segunda-feira, 16 de maio de 2016

Diário - 160516



Um dia de visita ao meu mundo, o mundo de Ozz Osasco.

Refeição Cultural - a vida sob estado de exceção

Iniciamos mais uma semana de trabalho e luta. Amanhecemos em Osasco SP e durante o dia iremos para Brasília, onde trabalhamos faz dois anos.

Vimos nosso filho neste fim de semana. Nos despedimos há pouco dele. Agora só o vemos de vez em quando. Ele estuda no interior de São Paulo e nós passamos a maior parte do tempo em Brasília.

Nesta semana minha agenda de trabalho não prevê viagens como na semana anterior, quando estive nas conferências de saúde no Piauí e na Paraíba.

No domingo, aproveitei a estada em Osasco para correr no Parque Continental e matar saudades da região que moro. Como tive uma semana de trabalho de jornada muito longa e quase não dormi direito, terminando só com minha chegada no sábado de manhã, não abusei do corpo e fiz uma corrida de 5k em trote bem leve.

A DESGRAÇA TODA QUE VEM AÍ (APOIADA POR PARTE DOS TRABALHADORES QUE REPRESENTAMOS)

Desde a perpetuação do Golpe de Estado contra a democracia brasileira, na quarta 11, quando a presidenta Dilma Rousseff (PT) foi afastada, sem crime algum, por uma camarilha de corruptos seculares que tomaram conta do Parlamento brasileiro, unidos e patrocinados pelos empresários da mídia e Fiesp e por grupos de funcionários públicos partidarizados que tomaram conta de parte dos órgãos da justiça brasileira, enfim, desde o Golpe, não havia parado para ver um pouco dos acontecimentos a partir da quinta 12, quando os usurpadores se apoderaram do governo. 

É horroroso o que já fizeram em horas, os retrocessos que promoveram em horas contra o povo brasileiro com a extinção de Ministérios fundamentais para as questões sociais. Um certo ministro nomeado disse que não investiga corrupção no governo paulista porque este é "honesto". Outro ministro nomeado disse que direito adquirido não é direito adquirido. Não há que se falar mais em negros, mulheres, direitos trabalhistas, cultura e arte, inclusão social, minorias, indígenas... 

(pausa para explosão: caralho! Enfim, entramos no cenário apocalíptico do 1984, de George Orwell (1949) e do Farenheit 451, de Ray Bradbury (1953). Agora todos seremos controlados pelas teletelas do Grande Irmão Globo)

Empresas públicas brasileiras, então, os golpistas vão doar todas que sobraram como fizeram nos anos noventa. Agora a Petrobras vai para os americanos, os bancos públicos e suas dezenas de milhares de funcionários vão pro saco etc e tal. É engraçado e triste: o novo Ministério do usurpador Temer materializa o que eu sempre disse descrevendo os donos do poder no século 19 (de-ze-no-ve): o poder é branco, machista, patriarcalista, católico (e evangélico), patrimonialista e corrupto até o mais profundo DNA.

Podemos voltar em semanas ao século 19 em relação aos direitos civis, sociais, humanos. E pensar que parte considerável de colegas do banco público (ainda) que trabalho apoiou os golpistas que agora vão implantar todo o retrocesso de dezenas de anos de lutas e conquistas... dói pra cacete saber disso! Fica meio sem sentido lutar pelos direitos em saúde de meus colegas da comunidade Banco do Brasil que apoiaram toda a desgraça que está sendo encaminhada contra nós mesmos.

Estou aqui iniciando uma semana com o mesmo senso de dever que alimenta meu caminho e minhas ações, mas com uma certa incompreensão de como pode todo o massacre fascista que vem contra nós povo trabalhador ter tido apoio de colegas do banco que a gente trabalha, de conhecidos e vários familiares, estes por sinal quase todos vindos da merda da miséria e mesmo assim seguem alienados em relação a que classe pertencem. Tem coisa que derruba a gente...

Boa semana a tod@s. Espero que ao final dela, os direitos sociais, civis e trabalhistas ainda sejam os mesmos que dantes do Golpe.

Será que a massa, os milhões de humanos que serão vitimados vão reagir contra alguns milhares de brancos corruptos que tomaram o poder? Se forem reagir, vão fazê-lo nos próximos dias? Ou vão todos como gado nos currais para o abatedouro? (por favor, lembrem das reflexões de Hannah Arendt e a questão judeus/nazistas!)

William Mendes
Cidadão

Nenhum comentário: