sábado, 3 de setembro de 2016

Diário - 030916




Estamos em setembro. 

Meu país não vive mais sob um regime democrático. Os fascistas e vira-latas da elite de direita brasileira deram um Golpe de Estado e tiraram a presidenta Dilma Rousseff de seu mandato após não deixá-la governar desde o primeiro dia em janeiro de 2015, mandato renovado com 54,5 milhões de votos.

A máquina de repressão policial dos governos estaduais que fizeram parte da organização do golpe está agindo ferozmente para reprimir nas ruas qualquer manifestação pró democracia e contrária ao governo ilegítimo que assumiu nesta semana com o golpe parlamentar.

As motivações do golpe são aquelas que parte pequena da população mundial conhece, o mais ou menos 1 (um) por cento de cidadãos do mundo que participam de movimentos sociais e de trabalhadores e intelectuais de esquerda, que tentam enfrentar o sistema hegemônico capitalista ao longo da história, organizando e liderando movimentos de trabalhadores explorados contra o sistema. O restante da massa, uma ampla maioria, não tem consciência de classe para compreender sequer que é manipulada pelas ferramentas do sistema hegemônico.

Ao ir à padaria hoje pela manhã, me deparei com um pai e duas crianças pedindo algo para comer em frente à padaria. Comprei pães de queijo e consegui alcançá-los para lhes dar algo que comer. Fiquei pensando nas crianças, um garotinho de uns 7 a 8 anos e uma garotinha de uns 11 anos talvez. O pai ainda me perguntou se eu não tinha roupas para dar.

Os governos do Partido dos Trabalhadores fizeram uma revolução social no Brasil durante os mandatos do presidente Lula e da presidenta Dilma. Enquanto boa parte dos países do mundo tem populações totais de 30 milhões de pessoas e alguns têm populações numerosas - todos com multidões de miseráveis e homeless -, os governos do PT praticamente erradicaram a fome no Brasil, segundo conceitos das organizações internacionais. Lula e Dilma tiraram da miséria total cerca de 30 milhões de pessoas e contribuíram para a ascensão social de mais de 50 milhões de pessoas.


Crepúsculo em nosso mundo.
Foto: Ione Ribeiro.

Os donos do poder econômico, financeiro, dos meios produtivos e dos meios midiáticos não deixaram de ganhar dinheiro durante os governos de Lula e Dilma. Eles organizaram o golpe por uma questão natural, de classe, do modelo de organização capitalista: ganância! Há que se ter ganância e acumular, não se pode pensar em dividir e solidarizar.

Estamos preparados para retomar décadas de miséria, e fome, e ranger de dentes, e falta de liberdade sequer para se manifestar e reclamar e não aceitar injustiças?

Começou o novo velho mundo.

E pensar que parte de meus familiares e dos trabalhadores que represento contribuiu e apoiou isso para voltarmos a esse mundo de fodeção da classe trabalhadora e povos humildes...

Estou seco para derramar lágrimas.

William

Nenhum comentário: