Refeição Cultural
CartaCapital n° 1400
A NOVA BOLHA?
Cresce nos mercados globais a desconfiança em relação aos investimentos em IA
Depois de muito tempo sem ler uma edição da revista CartaCapital, por estar focando outras coisas, abri a revista e fui lendo aleatoriamente as matérias e artigos. Excelentes os textos, como sempre!
CAPA
BOLA DE NEVE
"Acumulam-se sinais de uma correção abrupta de preços, enquanto o investimento em IA atinge patamar sem precedentes", por Carlos Drummond
Para mim não é novidade o que nos apresenta a reportagem. A enganação IA (nem Inteligente nem Artificial), em algum momento, imagino, vai deixar de enganar tanta gente. E isso vai dar merda na economia baseada nessa mitificação.
DEMOCRACIA REFÉM
"A abdicação do Estado na regulação da Inteligência Artificial expõe o processo eleitoral aos bandoleiros digitais", por Marcelo Senise
Também tenho noções sobre as consequências trágicas para a sociedade humana da influência das big techs na manipulação das massas em favor dos poucos donos do poder político e econômico (1%) e em desfavor dos 99%.
COMENTÁRIO BREVE: parei de escrever opiniões políticas com minhas críticas ao meu lado da classe: uma decisão de autocensura.
Apenas pergunto: a esquerda no poder político e o movimento organizado já definiram as estratégias para enfrentar os inimigos que farão tudo que está programado contra nós para os próximos meses de 2026?
E é claro que toda merda que fizerem terá apoio das big techs. O planejamento estratégico da esquerda brasileira deveria estar em andamento... está? Temos um plano?
Já está em andamento uma Lava Jato 2, com vazamentos seletivos e o mesmo esquema que prendeu Lula e lideranças petistas.
Lula pode ser inclusive inviabilizado de concorrer à reeleição nos próximos meses. Vocês duvidam disso? Já pensaram o que fazer se isso ocorrer?
SEU PAÍS
DNA SUBALTERNO
"Minerais críticos: Lula defende a soberania na exploração de terras-raras, mas enfrenta oposição até no próprio governo", por André Barrocal
Amig@s leitores, é triste ler o que a reportagem nos mostra, mas não é novidade alguma saber que os quinta-colunas, traidores da pátria, estão em todos os espaços do governo e da máquina pública.
A matéria traz até a foto de uma fulana, esposa de um serviçal bolsonarista, que atua em prol das mineradoras, de dentro de órgão público, para que o Brasil siga sendo um exportador de matéria prima sem valor agregado.
Essa gente do 1% e seus lacaios odeia o Brasil e o povo brasileiro.
ESQUELETOS DA GUANABARA
"Rio de Janeiro: Por determinação judicial, o governo fluminense inicia a remoção do 'cemitério de embarcações' da Baía", por Maurício Thuswohl
São mais de 80 barcos e navios apodrecendo no local e a vida segue normalmente... e o povo continua sendo fisgado pelas pautas difundidas pelas big techs, IAs e pelos "pastores" das ovelhas fluminenses...
A RECEITA DA IMPUNIDADE
"Trabalho escravo: Estudo da UFMG mostra como a maioria dos escravocratas consegue escapar da cadeia no Brasil", por Fabíola Mendonça
O crime compensa nesta ex-colônia de exploração de recursos naturais baseada na escravidão humana.
De 4.321 réus, fdp que escravizaram quase 20 mil pessoas no Brasil recentemente, só 191 deles foram condenados. E ser condenado não quer dizer ser preso ou cumprir a sentença, ainda mais se o escravocrata for de pele branca, influente e com dinheiro.
Que desgraça isso! Essa gente escravocrata sim, merecia pena de morte!
ARTIGOS SOBRE O STF
NEM CANETA NEM BOLSA
"Análise: Os riscos de o STF ultrapassar o papel de Corte constitucional", por Leonardo Avritzer
CÓDIGO DE CONDUTA
Por Pedro Serrano
"A adoção de um regulamento tende a representar um mecanismo de defesa e de fortalecimento do Supremo, ao contrário de um mero instrumento de autocontenção"
O STF DIANTE DO ESPELHO
Por Marjorie Marona
"O debate sobre ética no Supremo fala menos de moral individual e mais de identidade institucional"
Comentário: dos três artigos, me chamou mais atenção o do Avritzer. O STF se mete em muitos temas que não deveria, que não fazem parte do seu papel institucional.
Os caras da Corte, digo "os caras" porque são praticamente homens brancos, fazem política e viraram "influencers" e estrelas de redes sociais. Tudo errado!
VIOLÊNCIA SISTÊMICA
"Pesquisa: O Brasil registrou, em 20 anos, mais de 1,1 mil assassinatos consumados ou tentados contra políticos e ativistas", por Rodrigo Martins
O cenário apresentado pela matéria é assustador! Políticos morrem mais nas áreas urbanas e ativistas nas áreas rurais ou florestais. Os números mais que dobraram depois da tragédia Temer-Bolsonaro.
A vereadora Marielle Franco é um exemplo desse quadro trágico do Brasil. Ela foi assassinada há 12 anos e até hoje o caso não foi elucidado com condenação dos culpados.
O ANO TODO NA SOMBRINHA
"Entrevista: O frevo não precisa esperar o próximo carnaval para retomar seu protagonismo, defende Climério Oliveira"
Grupo lança livro com músicas de frevo para universalizar o patrimônio imaterial dos pernambucanos.
COINCIDÊNCIA OU VINGANÇA?
"Espírito Santo: Como um assassinato brutal se conecta a outra morte escabrosa de 50 anos antes", por Roberto Teixeira
A reportagem fala sobre o assassinato de Araceli, criança de 8 anos, em 1973. Nunca houve um condenado pelo crime.
O principal suspeito, Dante Michelini, um homem rico e influente à época, foi encontrado morto dias atrás, decapitado. Seria algo ligado à suspeita do passado?
ECONOMIA
UNHAS DE FOME
"Benefícios: Novas regras do vale-refeição entram em vigor, mas gigantes do setor driblam obrigações na Justiça"
Os capitalistas fdp e que atuam em cartel não querem reduzir a exploração dos pequenos comerciantes e dos trabalhadores.
O governo quer reduzir para 3,6% as taxas cobradas de restaurantes parceiros (hoje é o dobro) e fixar um limite de 15 dias para os repasses (chega a 60 dias).
Tem juiz dando liminar contra o governo por suposta interferência deste na "liberdade econômica", ou seja, liberdade do capitalista de foder com os consumidores.
É isso... e dizem que o capitalismo não quer o Estado. Pelo contrário, o sistema de exploração precisa do Estado para subjugar o povo.
TUDO SE TRANSFORMA
"Construção civil" A Fuplastic aposta no plástico reciclado para redesenhar a cadeia produtiva do setor", por Allan Ravagnani
Excelente notícia na área do empreendedorismo. A Fuplastic usa matéria-prima de parcerias com cooperativas e ONGs para construir estruturas comerciais e agora residenciais. Interessante!
FINANÇA E CAPITAL
"Sistemas: Na incessante busca de dinheiro, o capitalismo excita esperanças de enriquecimento e solapa as realidades da 'economia real'", por Luiz Gonzaga Belluzzo
É sempre bom ler os textos do professor Belluzzo. Neste, ele fala um pouco sobre as consequências da desregulação do sistema financeiro após os tais "30 anos de ouro do capitalismo" após a 2a GM.
NOSSO MUNDO
TOTALMENTE ILHADOS
"Cuba: Com a intervenção dos EUA na Venezuela e as novas sanções, o país atinge um nível de isolamento sem precedentes", por Gilberto Maringoni
O artigo do professor nos atualiza sobre a situação dramática imposta aos cubanos pelo governo de Trump.
IMPERADOR IMPOPULAR
Por Jamil Chade
"O mundo demonstra seu desprezo pelo presidente dos Estados Unidos".
Muito bom o artigo!
AO VENCEDOR, AS BATATAS
"Diplomacia: Bachelet recebe apoio brasileiro para dirigir uma ONU sem dinheiro, respaldo ou prestígio", por João Paulo Charleaux
A reportagem informa que a ex-presidenta do Chile é a aposta da esquerda latino-americana, mas o fato é que nem EUA nem China a querem.
E mais, a ONU já era! Ela é hoje a Liga das Nações do período do entre guerras mundiais que não evitou nada do nazifascismo.
PLURAL
ENCRUZILHADA CLIMÁTICA
"Entrevista: Para Matthew Huber, a pauta climática se equilibra entre o limite político e sua apropriação pelo próprio capitalismo", por Leonardo Moura
Excelente entrevista! Sobre as IAs, ele informa:
"O futuro da IA é extremamente incerto. Há fundadores da IA dizendo que veem algo como 20% de chance de essa tecnologia levar à extinção da humanidade. Quando você combina um potencial destrutivo dessa magnitude com um sistema orientado pelo lucro, o quadro é preocupante. Se os retornos forem altos, o capital tende a ignorar os riscos sistêmicos..."
ARTIGO
Por Arthur Chioro
MEDICINA E EDUCAÇÃO
"Autonomia universitária não é licença para formar mal. E o papel da transparência não é fragilizar a educação, e sim fortalecê-la"
Chioro disse que a decisão do governo de divulgar o péssimo resultado do Enamed 2025 foi uma escolha política e que as áreas de Educação e Saúde vão enfrentar o problema.
UM CLÁSSICO COM TOQUE POP
"Cinema: O Morro dos Ventos Uivantes ganha versão tão controversa quanto exuberante da diretora Emerald Ferrell", por Marcelo Miranda
A matéria nos conta que o romance de Emily Bronte já foi adaptado umas 30 vezes para o cinema. Publicado em 1847, filme estreia em fevereiro no Brasil.
Comentário: nunca li o romance nem vi adaptações para o cinema. Caso o veja, não estranharei as controvérsias com a história original.
PÁGINAS DA REVOLUÇÃO
"Livro: O escritor português Hugo Gonçalves criou uma família ficcional dividida pelas diferentes posições em relação ao salazarismo", por Alysson Oliveira
Vejo sempre com interesse as indicações de livros de CartaCapital.
COMENTÁRIO FINAL
É sempre bom ler edições impressas da revista. Ao final, temos uma visão panorâmica da situação brasileira e mundial da sociedade humana.
Basta lembrar que o grupo jornalístico é quem define a pauta da revista, como todos o fazem. Mas CartaCapital não quer enganar ou manipular seus leitores. Isso faz toda a diferença!
É isso! As coisas não estão boas. Mas seguimos na luta para mudar o mundo para melhor.
William Mendes
17/02/26



A flor e a náusea [Carlos Drummond de Andrade]
ResponderExcluirPreso à minha classe e a algumas roupas,
vou de branco pela rua cinzenta.
Melancolias, mercadorias espreitam-me.
Devo seguir até o enjoo?
Posso, sem armas, revoltar-me?