segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Classe média? Isso não existe no Capitalismo.


(releitura em 16/12/17)


Operários, Tarsila do Amaral. (1933).

Não existe classe média. Isso é um conceito vazio no sistema de exploração capitalista.

Um bancário, um metalúrgico, um professor, um funcionário público concursado, enfim, trabalhadores com uma renda um pouco acima do salário mínimo do país (quando há) costumam ser chamados de classe média. Classe média uma ova!

Tira o emprego desse metalúrgico, desse bancário, desse professor, desse funcionário público, que assim que acabarem suas economias, se eles as tiverem, eles serão números no exército de reserva do capitalismo para venderem sua mão de obra a quase nada, para pagarem as contas da casa (se tiverem uma), para comerem.

No capitalismo existem duas classes: a dos capitalistas exploradores, que compram a mão de obra, e a dos trabalhadores, que vendem a mão de obra, suas horas de trabalho, seus corpos, suas energias vitais.

Os governos do PT, nos mandatos presidenciais conquistados neste início de século XXI, aumentaram a distribuição de rendas e os empregos. A consequência foi mais trabalhadores com renda e uma economia interna mais ativa. 

O índice de desemprego herdado por Lula em 2002 era cerca de 12%. Com o PT os índices chegaram quase ao pleno emprego e hoje beiram os 7%. Com a crise mundial e a crise construída pela oposição aos governos do PT e ao Brasil, a denominada "classe média" pode voltar a ser dezenas de milhões de miseráveis da classe trabalhadora sem emprego, sem renda e sem o que manter a si mesmos, que tivemos e vivemos no Brasil até 2002.

Essa é a minha opinião.

William Mendes
Bancário, classe trabalhadora.


Post Scriptum (16/12/17):

Golpe de Estado aplicado no Brasil em 2016 e a leitura que fiz acima sobre a tal "classe média" começa a se mostrar como realidade. Desemprego gigante, destruição do país pelos golpistas, e os milhões de incluídos nos governos do PT estão pelas ruas e em busca de empregos que não lhes darão as condições que tiveram antes (os golpistas aplicaram reformas que destruíram os direitos de mais de um século de lutas). Agora as regras para ganhar algum sustento são semelhantes à escravidão...

Nenhum comentário: