quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Miguel Ángel Asturias (1899-1974 - Guatemala)





Refeição Cultural

De maneira verdadeiramente casual, tomei conhecimento sobre o autor e sua obra e vida.

Primeiro, comprei um livro sobre ele por engano na feira do livro da FFLCH na USP. Achei que era uma obra de Lezama Lima e depois percebi que era um tal Astúrias.

Também comecei a ler algumas informações sobre ele nesse mesmo livro há poucos dias.

Interessado, comprei depois dois livros dele e comecei a lê-los.

Week-end na Guatemala, que reúne contos sobre a tragédia da invasão de mercenários ao país em 1954, golpe militar financiado pelo imperialismo americano. Tema sempre atual e que serve de alerta para aqueles posicionados mais à direita no espectro político em relação à democracia e aos direitos humanos.

El Señor Presidente, que também aborda o tema da ditadura militar e do massacre de civis em um país dilacerado pelos conflitos internos, conflitos quase sempre favoráveis à etnia de origem estrangeira em detrimento da etnia de origem maia-índia.

Como suporte, já li um pouco a respeito do país e sobre o autor.

Tenho grande interesse em ser um estudioso da América Latina.


Post Scriptum (8/02/16):

Releitura da postagem. Li todos os contos do livro "Week-end na Guatemala". Não li o livro "El Señor Presidente". Atualizei links e classificação das categorias.

No ano seguinte à postagem (2009), conheci uma guatemalteca, representante do movimento sindical daquele país, em um curso internacional feito na OIT em Torino, Itália. Ela nos falou bastante sobre a história do país.

Nenhum comentário: