terça-feira, 6 de abril de 2010

Sarcopenia, esportes e alimentação após os 35 anos


Foto de William Mendes em fevereiro de 2010.

"EXPERIENTIA DOCET" (Tácito)
"A experiência ensina"


Corri e caminhei um pouco no domingo. Depois disso foi só chuva em São Paulo.

Li um texto sobre esporte e saúde e relembrei muito de meu curso inacabado de educação física, feito na década de noventa. Eu tenho certeza que seria um excelente profissional da área. Foi uma pena não ter terminado!

O texto que li explica um pouco sobre esporte, alimentação e perda de massa muscular na idade adulta - após 35 anos.

Sarcopenia: é o processo de redução de massa muscular depois dos 35 anos.

Ciclo vicioso de alimentação inadequada com falta de exercícios acelera o processo de sarcopenia.

1. A partir de certa idade, em geral após os 30 anos, o metabolismo corporal fica mais lento. Se fica mais lento, quer dizer que passa a consumir menos energia para se manter as funções normais do corpo, ou seja, sem carga extra de consumo de energia - exercícios físicos, por exemplo - as pessoas deveriam passar a ingerir menos calorias diárias.

2. Para complicar mais a situação, após os 30 anos as pessoas começam a perder massa muscular. Vale lembrar que os músculos precisam de muita energia para manter suas funções normais. Se diminuem os tecidos musculares no corpo, diminuem também os gastos de energia basilar.

Muita gente consegue unir o ruim ao desagradável quando se trata de cuidar da saúde do corpo após entrar na fase adulta posterior aos 35 anos. Além de serem sedentárias, começam a fazer regimes de cortar carboidratos da alimentação diária.

RECEITA TERRÍVEL PARA O SISTEMA MUSCULAR E EQUILÍBRIO CORPORAL

Ao invés de se fazer atividades físicas e continuar comendo alimentos ricos em carboidratos, que liberam energia fácil, as pessoas fazem o contrário: cortam o carboidrato e não fazem exercícios físicos.

RESULTADO: o corpo começa a ter sobra de calorias por gastar menos energia basilar diária, o que faz o organismo acumular essa sobra em forma de gordura. Além disso, como a pessoa troca o carboidrato por outro alimento como proteínas, o corpo vai buscar a energia que precisa justamente na energia disponível nos músculos que já estão sofrendo redução natural.

Eu já havia aprendido há bastante tempo uma formulazinha de ordem de consumo de energia do corpo.

Primeiro, o corpo consome a glicose que está disponível no sangue; depois recorre ao fígado que acumula glicose na forma de glicogênio; em seguida... vai buscar energia nos músculos! Só depois é que começa a consumir aquela energia que está acumulada na forma de gordura.

RESULTADO DA FALTA DE EXERCÍCIO, REDUÇÃO DA MASSA MUSCULAR E DE MENOS CONSUMO DE CARBOIDRATO: BOMBA!!

Pensem nisso e comecem a caminhar, correr, nadar, fazer musculação (é muito importante) e continuem consumindo moderadamente todos os tipos de alimentos. É a velha concepção budista de seguir o caminho do meio - nem um extremo, nem outro!

Nenhum comentário: