Presidente Lula. |
Em geral, seus adversários políticos a usam para achincalhar qualquer coisa que o governo faça.
Por outro lado, ela deve ser usada mesmo cada vez que nós, cidadãos desta ex-colônia, nos surpreendemos com coisas nunca antes vistas nem imaginadas como possíveis nestas terras.
Quem poderia imaginar o Sr. Daniel Dantas ser preso? Quem em sã consciência imaginaria liberdade de atuação da Polícia Federal para prender por aí dezenas de políticos e prefeitos de tudo quanto é partido?
Aos desavisados, eu recomendaria a leitura do livro "O mapa da corrupção no governo FHC" de Larissa Bortoni e Ronaldo de Moura, editado pela Fundação Perseu Abramo.
Ele relembra e faz um apanhado de como a corrupção era tratada no Brasil até 2002, mais notadamente no período do desmanche do Estado pela tucanagem.
O meu maior receio é todo esse nosso sonho de um país melhor ser interrompido nas eleições de 2010. A possibilidade de voltarmos a ter o país gerido pela mão da elite conservadora existe. Mas, sigamos avançando e lutando para que o povo brasileiro saiba como não cair nas armadilhas eleitoreiras dos donos do poder econômico, traduzidos nos partidos PSDB e DEM, além de muitos coronéis espalhados pelo PMDB.
-----------------------------
Post Scriptum (julho/2013):
Pois é, às vezes, acreditamos que mudanças no status quo são possíveis.
No momento deste artigo, vivia a euforia do banqueiro Dantas encarcerado. O tempo nos mostrou que os amigos dos donos do poder não ficam presos...
O tempo nos mostrou que corrupção só é apurada e julgada se for aquela que tenha relação com pessoas e partidos que não estão na seara do poder secular da casa-grande no Brasil.
O "mensalão" do PSDB mineiro ninguém sabe, ninguém viu! O propinoduto do PSDB no metrô paulista, ninguém sabe, ninguém apura, ninguém do PIG publica, ninguém viu!
O receio agora é para 2014...
Concluo quase por mudar o título deste artigo eufórico lá de 2008. Seria algo como "Quase sempre como antes na história deste país..."
-----------------------------
Post Scriptum (16/4/19):
OPINIÃO:
Pois é! Reler neste momento esta postagem é recordar um instante da história deste país miserável, deste povo miserável. Durante um átimo de tempo em sua existência, o Brasil experimentou com Lula e o PT o melhor momento de sua história de cinco séculos. Os avanços progressistas, a soberania, o respeito internacional, a liberdade, a distribuição de renda pelo emprego e pelo Estado, a felicidade do povo, as oportunidades para todos, a revolução democrática com o PT e o lulismo, sem guerras e violência.
Tudo isso acabou em 2016 com um golpe de Estado.
Veio o impeachment de Dilma; o governo dos bandidos com Temer, "com o STF e tudo"; o fim dos direitos trabalhistas e sociais; a prisão política sem crime de Lula; a eleição de Bolsonaro em eleições fraudulentas sem a participação de Lula e com manobras no judiciário; veio a destruição do país em 100 dias de desgoverno do clã Bolsonaro, que governa para os Estados Unidos e Israel, para os banqueiros, para os empresários, para os ruralistas, para o 1% lesa-pátria.
As instituições do poder de polícia e judiciário, que cito na postagem, fortalecidas por Lula e pelo PT, foram centrais na desestabilização dos governos democráticos e populares, responsáveis pela perseguição parcial ao PT e representações do campo popular. Foram responsáveis pela destruição da economia do país, através da Lava Jato, uma operação destinada a destruir o Brasil.
É isso! Que fique o registro de que fomos felizes por alguns anos de PT e Lula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário