Comentário do blog: informações captadas na enciclopédia livre em fev/2009 - e são muito diferentes na atualidade, ou seja, no momento posterior a esse marco temporal.
---
A União Europeia tem muitas facetas, sendo as mais importantes o mercado único europeu (uma união aduaneira), uma moeda única (o Euro, adotado por 16 dos 27 estados membros) e políticas agrícola, de pescas, comercial e de transportes comuns. A União Europeia desenvolve também várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais e de defesa dos Estados Membros.
O Tratado de Paris, assinado em 1951, estabelecendo a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, e os Tratados de Roma, assinados em 1957, instituindo a Comunidade Econômica Europeia e a Comunidade Europeia da Energia Atómica ou Euratom, foram assinados por seis membros fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Depois disto, a UE levou a cabo seis alargamentos sucessivos: em 1973, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido; em 1981, Grécia; em 1986, Portugal e Espanha; em 1995, Áustria, Finlândia e Suécia; a 1º de Maio de 2004, República Checa, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta e Polônia; a 1º de janeiro de 2007, Bulgária e Romênia.
Em 1972 e 1994, a Noruega assinou também tratados de adesão à União Europeia. No entanto, nas duas ocasiões, através de referendos, a população norueguesa rejeitou a adesão do seu país. À população helvética foi também proposta a adesão do país à União, mas foi rejeitada através de referendo popular em 2001.
A Croácia, Turquia e Macedônia são candidatos à adesão à UE. As negociações com estes países iniciaram-se oficialmente em outubro de 2005, mas ainda não há uma data de adesão definida - o processo pode estender-se por vários anos, sobretudo no que concerne à Turquia, contra a qual há forte oposição da França e da Áustria.
Fonte: Wikipédia
---
Post Scriptum (23/5/2022):
Essa postagem serve como registro de um tempo. Em 2009 eu estava estudando para adquirir conhecimentos gerais. Seria algo como o desejo de ser um "homem cultivado" como diz Mircea Eliade. A fonte de informações era uma novidade e eu gostava dela naquela época. Na atualidade, tudo está em mudança acelerada. A União Europeia, inclusive. A globalização e as organizações comuns estão se desfazendo e o mundo entra numa nova fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário