segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Leitura: O Brasil e a América Latina, de Manuel Correia de Andrade




TEXTO DE APRESENTAÇÃO DA EDITORA

O livro é uma síntese da formação social das nações americanas, desde a vinda dos primeiros europeus até os dias de hoje (a referência é 1989).

Numa linguagem clara e precisa, Manuel Correia de Andrade, um dos mais destacados geógrafos brasileiros, mostra-nos o que é América Latina nos seus múltiplos aspectos (economia, demografia, sociedade etc).

Geógrafo em constante processo de renovação, o autor nos brinda com uma obra indispensável nas aulas de geografia e história, nos diferentes níveis de ensino.

NOVOS CONHECIMENTOS:

Época colonial:

Bula Inter Coetera (Papa Alexandre VI, 1493), entre Portugal e Espanha. Estabelece territórios de ambos a 100 léguas a leste e oeste de Cabo Verde, respectivamente.

Tratado de Tordesilhas (1494) - amplia para 370 léguas a oeste de Cabo Verde as terras portuguesas.

Império espanhol: 4 grandes vice-reinados: Nova Espanha (região do México); Nova Granada (região da Venezuela e Colômbia); Peru e Rio da Prata.

Houve uma grande expansão do território português a oeste durante os 60 anos do Reinado espanhol de Felipe II (Brasil sob o domínio da Espanha de 1580-1640).

"Com a separação, em 1640, e a restauração do reino de Portugal, passaram os dois reinos a procurar estabelecer novas fronteiras, tendo Portugal, e consequentemente o Brasil, expandido-se para o oeste, face à consagração do UTI POSSIDETIS, direito de posse, defendido por ALEXANDRE DE GUSMÃO, diplomata português nascido no Brasil. Este direito foi consagrado pelo TRATADO DE MADRI (1750) e depois reformado, em vista do caso das missões, pelo TRATADO DE SANTO ILDEFONSO (1777)."


Nenhum comentário: