quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Viagem a Cuba (X)


Pôr do sol em Varadero, Cuba.

Refeição Cultural

Osasco, 14 de fevereiro de 2024. Quarta-feira.


Daqui a pouco embarco para Havana, Cuba. Aproveitei para voltar à Ilha a oportunidade de um pacote de viagem com base na 32 Feria Internacional Del Libro de La Habana, que se realizará entre os dias 15 e 25 de fevereiro, na capital do país socialista.

Ano passado, fomos a Cuba entre abril e maio, um grupo de oito brasileiras e brasileiros, e a viagem foi a melhor possível. Tudo deu certo. Além do grupo ser organizado pela companheira Miriam Shibata, contamos com o apoio essencial da professora Maria Leite para sugestões de roteiros e dicas muito importantes, e o suporte da Casa de Isabel em Havana, de Isabel e Luis, ou seja, um time de seres humanos que nos fazem acreditar que um mundo melhor é possível.

Fiz algumas postagens retratando a viagem, expressando algumas opiniões e impressões. Pretendia abarcar toda a viagem de 2023, mas não consegui. Faltaram umas duas ou três postagens para completar o roteiro cultural que fizemos.

Verde e azul são cores tanto da paisagem
cubana, quanto da nossa bandeira...

Finalizo nesta postagem, a nossa passagem por Varadero, um dos locais com as praias e mares mais impressionantes que vi na vida.

Como disse nas postagens anteriores (ver aqui a de nº IX), nosso grupo passou a primeira semana em Havana, depois viajamos para Trinidad, depois passamos o dia em Santa Clara e, por fim, ficamos em Varadero, para de lá voltarmos a Havana e embarcarmos para o Brasil.

Segue abaixo, um registro leve de Varadero. Visitem Cuba e vocês terão a oportunidade de conhecer um país e um povo diferentes do que estamos acostumados em viagens por países capitalistas.

---

Varadero, te quiero!!!

Em Varadero, ficamos em uma residência familiar indicada pela Casa de Isabel. Fomos acolhidos com todo o carinho e a estadia foi ótima.

Ônibus de turismo circular por 5 dólares.

Para andar pela cidade, uma das opções mais em conta é o ônibus de turismo circular, que vai de uma ponta a outra ao longo do dia, passando por locais turísticos como hotéis, restaurantes, praias e outras atrações.

Céu e mar da Ilha no Caribe. Fala sério
sobre essa lindeza!

As praias que não estão sob controle de hotéis são mais selvagens, sem estrutura para os turistas. Nós estivemos numa praia assim.

Tem locais com estrutura para os turistas.

Também tem a alternativa de passar o dia em locais da praia onde se paga uma taxa e o consumo ao final do passeio.

Olha nós aí...

Para almoçar e jantar são diversas opções na cidade.

Trocando uma ideia com o Quijote.

Eu, particularmente, já estava tão extasiado com tanta cultura e informação sobre a história de Cuba e dos cubanos, as lutas por independência, a revolução e a vitória em 1959, que só relaxei em Varadero.

Momentos de rolê, pra relaxar...

Compreendi um pouco o sentido da cubanidad e cubanía do povo, um povo com amor-próprio, conceitos que aprendi no livro da professora Maria Leite.

Até os lagartos socialistas
estão de prontidão...

Varadero para mim foi para fechar de forma descontraída o período de aprendizagem que vivenciamos na República Socialista de Cuba.

Adoramos Varadero e Cuba.

Depois de alguns dias em Varadero, voltamos a Havana.

Finca de Hemingway.

Ainda pudemos conhecer a Finca onde viveu o escritor Ernest Hemingway e a Fusterlandia, uma experiência de arte e comunidade muito interessante. E o Memorial de la Denuncia... forte demais a emoção ali!

Fusterlandia...

Agora, volto para Cuba, estarei em Havana nesta quinta-feira, início da Feira Internacional do Livro.

Abraços socialistas a todas e todos!

William


Post Scriptum: a postagem anterior desta série pode ser lida aqui. A sequência, sobre a segunda viagem a Cuba, pode ser lida a partir desta postagem aqui.


2 comentários:

Anônimo disse...

Quero viajar nesta sua viagem, recordar e sentir saudades. Aproveite tudo, muito mais e venha aqui nos contar essa nova experiência!!

William Mendes disse...

Sim, companheira! Chegamos à tarde aqui em Cuba. Vamos vivenciar cada momento e refletir com as pessoas sobre o que sentimos nesta nova experiência.

Abração! E viva Cuba!

William