Refeição Cultural
Terça-feira, 22 de outubro de 2024.
VAMOS MELHORAR SÃO PAULO?
Hoje, no diálogo com a população da classe trabalhadora nas imediações da estação de metrô no Morumbi, usei uma abordagem de comunicação que aprendi em um texto de linguística de Noam Chomsky.
Pelo que me lembro, o especialista em linguagem explicou no texto as formas como as pessoas eram abordadas pelo governo dos Estados Unidos para que elas deixassem de ser contrárias à participação do país em uma guerra.
As abordagens devem ser sempre na forma positiva e genéricas, de maneira que as pessoas abordadas de supetão não tenham motivo para discordar. Frases do tipo "apoia nossos soldados?", "apoia nosso país?" etc.
Peguei um pacote grande de panfletos de nosso candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, e fui para uma área de fluxo contínuo de pessoas. Foi interessante o processo de abordagem.
Eu perguntava para as pessoas "vamos melhorar São Paulo?", "vamos mudar São Paulo", "nos ajude a melhorar São Paulo?", "vamos melhorar a vida da classe trabalhadora?". Foram essas frases que variei por mais de duas horas.
Foi bem legal! Muitas pessoas pararam para uma ou duas palavras, além de pegarem o panfleto.
Encontrei pessoas indecisas, pessoas que não gostam do Boulos, mas também não gostam do Nunes. Aí é caso a caso e de acordo com o que a pessoa fala que se argumenta.
Amigas e amigos leitores, estamos há meses nesse trabalho militante nas ruas, feiras e locais de movimentação. As pessoas podem estar com as caras nas telas dos celulares, mas com jeito, ainda é possível conversar com nossos semelhantes.
---
MILITÂNCIA, AJUDA A GENTE?
Faltam poucos dias para a eleição no domingo 27.
Eu confesso a vocês que sinto falta de mais militância nas ruas, principalmente da estrutura partidária e sindical que nos apoiou nas ruas no primeiro turno.
Eu não me conformo de ter havido redução de nosso lado no apoio estrutural para virarmos votos nestas três semanas de segundo turno.
Enfim, talvez eu escreva a respeito após dia 27...
Por enquanto, quero que Guilherme Boulos e Marta Suplicy governem a maior cidade do país a partir do ano que vem.
Nossa militância pode fazer toda a diferença. Nossos propósitos são ou deveriam ser muito diferentes dos da direita e dos representantes dos ricos e poderosos.
Experimentem as ruas nesses 4 dias até a eleição de Boulos prefeito!
São Paulo pode ser mais humana e o povo pode estar no orçamento da cidade mais rica do país.
Vamos melhorar São Paulo?
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário