![]() |
| Obrigado, professores queridos! |
Refeição Cultural
Ao ler o relato de um professor amigo de longa data, me entristeci ao refletir que a realidade descrita por ele é a mais comum no cotidiano da categoria profissional mais importante da sociedade humana, na minha opinião.
Não farei um longo texto a respeito do tema. Não carece. Textos excelentes estarão disponíveis hoje para refletir e homenagear essa profissão e essas pessoas tão importantes em nossas vidas.
Do pouco que sei neste momento de minha existência aos 56 anos de idade é que uma das poucas chances que temos de salvar a espécie humana e a maior parte da vida no planeta Terra é investindo na educação para preparar pessoas que estejam aptas a mudar o modo de vida e a produção social humana.
Sou testemunha dos efeitos da educação e de professores e professoras na vida de todos os seres humanos. Os ensinamentos de nossos professores podem mudar a nossa vida daquele instante adiante.
Compartilhar conhecimento é o que nos faz humanos, o que nos fez sermos os animais que somos, animais que criam e resolvem problemas. A educação abre oportunidades, abre portas e caminhos, prepara caminhantes para criar novos caminhos, novas veredas.
Registro meu amor profundo e minha gratidão a todas as pessoas que dedicaram e dedicam suas vidas a ensinar e transmitir conhecimentos às pessoas-possibilidades.
Paulo Freire nos ensina que somos seres incompletos, inacabados. A educação vai nos completando e lapidando enquanto estamos aqui em simbiose com a própria natureza à qual pertencemos.
Sigamos aprendendo e valorizando as pessoas que se colocam à disposição de ensinar e compartilhar o saber com o melhor que a pedagogia tem a nos oferecer.
Will i am
15/10/25


Nenhum comentário:
Postar um comentário