sábado, 16 de fevereiro de 2008

Crônica - Reflexões de um objeto inanimado que enquanto unidade teme a queda, a quebra, o fim


Do grão ao objeto, do objeto ao grão.
Foto: Cerâmica Tupi Guarani (Wikipedia)

Talvez a coisa com os humanos seja assim também.

Naquele tempo em que éramos muitos, milhões, milhões, a vagar por aí, ao sabor do vento, ora aquecidos pelo sol, soltos, ora unidos e úmidos pelas ondas do mar, que nos levava e trazia incessantemente, faltava algo, faltava algo.


Penso no caso humano e vejo semelhanças. É certo que tudo são átomos, átomos, moléculas, moléculas. Elas vêm e vão. Se unem, se desunem. E o mundo segue.


Tenho forma hoje. Tenho unidade. Tenho essência. Tenho função. Não que não tivesse como grão. Mas tenho forma. Não sou mais primário. Entende a diferença? Fui aquecido, unidado, formatado. Não sou mais primário.


O humano também foi um amontoado de átomos soltos. Átomos, minerais. Carbono, nitrogênio, cálcio, hidrogênio. Mas a união... Ah! a união! O ser não é mais um aglomerado de átomos moléculas células. Agora ele tem um formato.


Às vezes, valho mais; às vezes, valho menos. Mas existo. Sou real. Palpável. Sou inanimado, é certo. Mas sou perecível. Sou unidade, então existo; quebro, estilhaço, então morro. Já era.


Todos os seres humanos valem. Conceito ambíguo! Valem muito. Valem pouco: mata, rouba, não cumpre a lei, não vale. (Não vale ao alheio). Talvez seu filho, mãe, pai, canário, cachorro o ame. Cachorro!


Vejo semelhanças.


Dúvidas, anseios, medos pela incerteza.


A grande pergunta é: e depois?


Como será quando me quebrar, trincar, estilhaçar? Haverá continuação, eis a questão?


Sei que à natureza voltarei. Mas e o meu eu? Meus cacos estarão por aí, é certo! Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Mas, e eu? Minha experiência, sensações, lembranças. Eu as tenho enquanto unidade. Sou. Estou.


Temo!


O homem cresce, se lapida (às vezes não). Cria o seu eu, sua consciência - o indivíduo da unidade, da forma. Novamente, é certo: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. O mundo está moderno. Partes de si (dele, homem) durarão um pouco mais (talvez) olharão, bombearão sangue, filtrarão, é certo. Mas a unidade se desfazerá... mau cheiro, micróbios, natureza, adubo etc, ou pó.


Então o homem teme. Tanta labuta, tanto ler, sentir, fazer, amar, chorar, rir, ferir, ganhar, perder, parir, sem saber se quando não houver mais unidade, haverá consciência do indivíduo que era unidade. Sem perda, numa possível sequência.


Entendo a angústia humana há tantos séculos partilhada.


Entendo. Entendo.



Wmofox


(texto originalmente de 2002. Há neologismos como licença poética.)


Um comentário:

Anônimo disse...

Quanta complexidade!!! Ser ou nao ser, eis a questao!!!! Bjs/Noni. <3