sexta-feira, 18 de março de 2011

Refeição Cultural 71 - Leituras necessárias

(atualizado em 25.6.11)

Quando falamos de leitura e da história da leitura, há sempre um histórico das próprias obras em referência.

As obras muito famosas e que já estão conosco há centenas ou dezenas de anos são conhecidas por grande parte das pessoas, mesmo sem nunca terem sido lidas ou por ouvir-se dizer a respeito delas.

Digo que são "conhecidas" de forma relativa. Muitas vezes o que ocorre é uma leitura subjetiva, enviesada e/ou totalmente contrária àquilo que o autor pretendeu transmitir.

Cito alguns casos famosos de autores e obras que todo mundo "conhece" e nunca leu na vida: "Dom Quixote de La Mancha", a "Bíblia", as obras de Karl Marx (como falam bobagens em nome dele!), Shakespeare, Freud etc.

Como não sou diferente de ninguém, digo que tem tanta, mas tanta obra e autor que nunca li que, às vezes, padeço de uma agonia desesperadora. Quem me dera o dia fosse maior para poder ler muito.

Certas obras são muito referenciadas no meio em que vivo e no contexto social em que me encontro. Muitas delas não li não foi por não ouvir dizer e por não ter interesse, mas por não ter tido a oportunidade de lê-las. O contexto era outro e os embates pela sobrevivência também.

Uma qualidade tenho em relação ao debate sobre obras famosas: eu não minto ou faço de conta que li algo que não li. Falo que já ouvi dizer que autor "x" ou livro "y" dizem tal coisa, mas que eu mesmo não li e não posso afirmar com convicção.

Vamos ver se no próximo período acho tempo e foco para ler algumas das famosas obras e autores tão comentados e debatidos no movimento social e que ainda não li. Mas... toda hora tem coisa nova chegando em nossas mãos e haja forma de escolher o que ler!

Estou lendo "Utopia" de Thomas More. As obras que pretendo ler e que são graves lacunas culturais são:

Utopia - Thomas More
O príncipe - Maquiavel
A república - Platão
A arte da Guerra - Sun Tzu

Sei que há mais algumas dezenas de obras sobre sociedade, política e humanismo, mas haverá sempre releituras do que já li, obras novas a ler, e tempo na militância a encontrar - ao menos uma hora por dia...

É isso!

COMENTÁRIO: Já acabei UTOPIA e estou acabando O PRÍNCIPE.

Nenhum comentário: