quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Refeição Cultural - Carpe Diem


FIM DE SEMANA COM A FAMÍLIA MINEIRA!

A nossa vida contemporânea é a vida do Tempo, a vida da falta de Tempo. Somos engolidos pelos dias, pelas coisas, pelo trabalho, pela luta. Somos autômatos e estamos indo... nem percebemos isso direito, mas estamos indo...

Disse a meus pais que iria visitá-los mais vezes em Minas Gerais. O Tempo... passei quatro meses para voltar lá. Tenho que aproveitar meus instantes com pai, mãe e vovózinha. O Tempo deles está indo rapidamente, em tese, mais rápido que o meu Tempo. Às vezes, essa lógica fura...

Vovózinha querida
Minha avózinha é uma bela pessoa. Eu respeito muito a sabedoria dos idosos. Aprendemos muito com eles sobre o que fazer e o que não fazer. É uma tristeza a modernidade não respeitar a idade e a velhice natural das coisas.

Todos envelhecemos num processo natural da existência. A ditadura da estética e do Capital não admite o envelhecimento. Para o Sistema Capitalista, o que não é do último instante deve ser jogado fora, escondido. Sociedade das coisas novas. Os humanos são coisas.

Paizinho querido
Compreendi melhor meu pai depois que deixei de ser menos ignorante culturalmente. Tivemos uma vida rude, em um mundo rude. Boa parte da vida adulta de meu pai foi durante a ditadura civil-militar no Brasil. Meu pai e seus irmãos e sua geração são sobreviventes.

O que tenho de melhor em mim em relação a não aceitar coisas injustas e erradas e sair para lutar para consertar o que está errado, devo à insistência desse homem de lutar sozinho contra o mundo a vida inteira. Eu o fiz sofrer muito por minha incompreensão e fui muito ingrato com meus pais durante boa parte de minha vida. E como não temos condições financeiras ideais, só tenho a lhe dar Amor e Gratidão. Aliás, o mundo moderno é extremamente carente de "gratidão".

Mãezinha querida
Essa mulher é minha mãe. Mulher no sentido completo da palavra. É muito mais que minha mãe. É MÃE! As mães encarnam algo no mundo do ser humano que dificilmente é captado pelos homens. As mulheres, após milênios de humanidade, ainda lutam para serem respeitadas em sua plenitude. Nós homens somos só homens. As mulheres são tudo.

Quando vemos nossas mães, e eu posso falar da minha, vemos que o mundo não é nada sem elas. Sei que existem exceções para tudo. Mas falo da regra mais geral.

Olha meus sobrinhos lindos.
Eu não me perdi na vida por causa dessa mulher, minha mãe. Quando vivi o período mais duro da vida, naquele mundo rude dos anos oitenta, na hora das violências meu freio era o ensinamento de minha mãezinha martelando na minha cabeça. Fiz minha mãe chorar várias vezes por ingratidão juvenil. Mas mãe é MÃE! Mãe é Amor, é esteio, é força.

Vemos isso nas mães a todo instante. As mães mulheres do mundo são justamente força, esteio, âncora, cumprem suas jornadas não reconhecidas pela sociedade moderna ainda machista e patriarcal.

O que posso lhe dar mãezinha é Amor e Gratidão. Meus pais sabem o quanto preciso deles vivos. São minhas âncoras com o mundo.

Primos mineiros.
Mais primos mineiros
Bom, passei um pequeno Tempo com minha família em Minas neste fim de semana. Minha pequena família paulista - esposa e filho - sofrem muito com a questão Tempo também, pois pouco tempo nos resta para a família em nossa vida de luta e trabalho.

Devo Amor e Gratidão a eles, família paulista e família mineira.


Titia e mamãe.
Os malas!!!
E PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES...


Coroa Imperial - flores...

Orquídeas "pássaros"

Flores de mamãe


Nenhum comentário: