sábado, 12 de novembro de 2011

Refeição Cultural - Finalmente, li O Capital


Bela capa. Foto de William Mendes

Imaginem só. Acordei neste sábado nublado e fui buscar pães. Tinha dormido tarde e também acordei meio nublado.

Ao sair da padaria, passei na banca de jornais para olhar capas de jornais e revistas. De repente, vejo uma capa vermelha e o nome "O Capital".

Os desenhos são muito bonitos. 
Foto de William Mendes.

Quando peguei para folhear, estava tudo errado. O volume não tinha como ser folheado como estamos acostumados. O título estava de trás para frente e era tudo ao contrário...

Não é que fizeram um MANGÁ de O Capital...

Lógico que levei pra casa.

Fui chegando pra tomar café logo e sentar pra ler meu mangá.

A leitura foi muito agradável. Achei bem interessante.

Os personagens. Foto de William Mendes

A história é dividida em quatro capítulos:

- O processo de produção do Capital
- Exploração
- O comércio de força de trabalho
- O preço

A história mostra a mudança da produção artesanal para a produção industrial e como isso impactou na vida das pessoas de classes diferentes, os proletários e os capitalistas.

Meu filho, que lê mangas do Naruto, assim que acordou e passou por mim, viu que eu estava lendo algo que não lhe era estranho no formato. Já foi logo crescendo os olhos e chegou para ver o que era aquele mangá. Acho até que ele deve ler depois de mim.

O Capital, mangá da Editora JBC. 
Foto William Mendes

Outro dia havia lido um livro também em forma de desenhos sobre o capitalismo e achei muito bem feito e bem sacado por ter humor e ironia o tempo todo.

Bom, finda a leitura de O Capital, de Karl Marx, estava pronto para sair e correr uns 5 km naquele sábado de manhã nublada e com um solzinho leve após a uma hora da tarde.

Pois é, agora posso dizer que já li O Capital !!!

7 comentários:

GuT0 disse...

No caso, eu cheguei a ler, tempos depois, e também li o manga do 'Rei Lear' que te dei

William Mendes disse...

Verdade, filhão! E eu só li o "Rei Lear" em mangá também. Beijão!

Debora disse...

Que interessante! Posta a referência do manga. Será que é possível encontrá-lo à venda pela internet?

Debora disse...

Que interessante! Posta a referência do manga. Será que é possível encontrá-lo à venda pela internet?

William Mendes disse...

Olá Débora! É um mangá da Editora JBC, talvez se encontre sim pela internet. Abraços, William

Debora disse...

Obrigada William!
E parabéns pelo blog!
Abraços.

William Mendes disse...

De nada, Débora. Eu que agradeço pela visita ao blog. Eu gostaria de estar postando muita coisa de literatura e leituras, mas estou num período de dedicação total ao meu trabalho e curto meu blog menos do que gostaria.

Abraços, William