domingo, 8 de abril de 2012

O prazer do esporte amador está na superação pessoal

REFEIÇÃO CULTURAL 89


Diário de um feriado em casa


Cheguei do trabalho na quinta-feira à noite completamente prostrado. Mal conseguia ficar com os olhos abertos após o banho. Havia trabalhado duas semanas ininterruptas devido ao congresso de minha confederação no final de semana.


O que fazer então no feriado? NADA! Essa era a ideia.


Na sexta-feira assisti a um filme - Kill Bill volume 1 - e corri 4 km no fim do dia. Estou bastante fora de forma em relação ao condicionamento físico devido à falta de tempo e prioridade na qualidade de minha saúde.


Ainda na sexta, havia pego pela manhã um livro de literatura contemporânea bem fácil de ler - O caçador de pipas - e li umas cem páginas. Cheguei a pensar em lê-lo nos três dias do feriado, mas vi que não seria possível pelo tamanho do volume. Vamos ver se o leio até a semana que vem.


No sábado também fiquei à toa e assisti a um filme - Capitães da areia -, cujo comentário postei aqui no blog.


Hoje pela manhã acordei e encarei um capítulo do livro O Leviatã. Esta leitura foi bem mais difícil porque releio várias vezes para melhor compreensão e reflexão filosófica. Estou na segunda parte do livro. Fiz uma caminhada matutina até a padaria (são mais de 30 minutos).




CORRIDA DO PRAZER


Agora há pouco fiz nova corrida de 4 km e estava concentrado para superar meu tempo de sexta-feira. 


Para quebrar a homeostase do corpo e ganhar nova condição física é preciso que haja variação na sequência de treinamento. Se uma pessoa pretende melhorar a condição de seus sistemas circulatório, respiratório e muscular deve pensar em longo prazo e estabelecer alternâncias entre exercícios lentos e rápidos, menos intensos e mais intensos,  curtos e longos, aeróbicos e anaeróbicos, com boa alimentação e descanso adequado.


Eu quase me formei em educação física, mas os percalços da vida não me permitiram. Ficou a noção de certo e errado em esporte e saúde.


Então, corri os mesmos 4 km em quase três minutos a menos. Senti muita energia física no corpo após a corrida pela intensidade aplicada e hormônios gerados.


É uma pena que não conseguirei manter uma rotina de treinos físicos em minhas novas funções de trabalho na confederação e no movimento sindical.


Para aquelas pessoas preocupadas e focadas nas suas saúdes física e mental, pratiquem esporte com bastante consciência corporal.


O esporte amador é saúde e gera prazer, diferente do esporte de competição - que não é sinônimo de saúde.


É isso. O domingo e o feriado estão indo...