domingo, 29 de abril de 2012

Visita ao Museu da Língua Portuguesa


Vista da Estação da Luz a partir da entrada
do Museu da Língua Portuguesa.
Foto de William Mendes.

Este sábado foi um dia bem aproveitado para ganhar novos conhecimentos e diminuir minhas lacunas culturais.


Vista da área dos trens metropolitanos. 
Foto de William Mendes.

Fomos visitar o Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz. Tanto valeu pela visita ao museu que está com a exposição do nosso grande escritor Jorge Amado, quanto pela visita à magnífica construção da Estação da Luz, obra arquitetônica de mais de um século feita em estilo inglês e que enche os olhos pela beleza interna e externa.


Vista interna da Estação da Luz, 
na entrada para os trens e o metrô.
Foto de William Mendes.

Para vocês terem uma ideia de quanto minha dívida era antiga para comigo mesmo, o museu foi inaugurado em 2006 e até hoje eu não tinha ido lá. Perdi exposições itinerantes como as de Machado de Assis e Guimarães Rosa, dois autores pelos quais tenho grande admiração.


Vista panorâmica da estação de trens na Estação da Luz.
Foto de William Mendes.

A EXPERIÊNCIA DO TERCEIRO ANDAR

Nós quase deixamos de ir ao 3º andar e felizmente fomos até lá. A sessão é de uns 30 minutos, sendo:


- Auditório: Projeção de um filme de 10 minutos sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil e,

- Praça da Língua: Espécie de “planetário da Língua”, composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski. 

Tive o privilégio de ser aluno do professor Wisnik em literatura brasileira sobre o modernismo.

O imperdível 3º andar.
Tanto o filme breve quanto a experiência na praça são FANTÁSTICOS! Recomendo aos visitantes que forem visitar o museu que não deixem de ir na sessão do 3º andar. Eu fiquei emocionado do começo ao fim, até porque fui estudante de letras e sou apaixonado pelo mundo da língua e da linguagem.




O SEGUNDO ANDAR

Muita história para aprender sobre 
o diferencial humano da fala...
Foto de William Mendes.

A exposição permanente sobre a história das línguas e sobre a Língua Portuguesa merece mais visitas porque não dá tempo de ler e curtir tudo com a devida atenção.

A EXPOSIÇÃO DE JORGE AMADO

Todos os jorges...
Foto de William Mendes.

Quanto à exposição de nosso grande escritor, fica o desejo de seguir lendo e descobrindo suas obras. Li quase nada dele até hoje: Mar morto (1936) e Capitães da areia (1937), de sua primeira fase de forte denúncia social e A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (1959) da fase onde ele mistura a denúncia social com erotismo e humor irônico.

Tenho mais uns quatro livros em casa de Jorge Amado para ler. O problema é minha função social atual que me toma 24 horas da vida.

Final de passeio e promessa de voltas à Estação da Luz!
Foto de William Mendes.


Quanto ao Museu da Língua Portuguesa, TUDO DE BOM!!!


William


Post Scriptum (24/jan/17):

Foi triste reler esta postagem e lembrar que um incêndio de grande proporção destruiu o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz. Não sei quando é que voltaremos a ter, e se voltaremos a ter, essa maravilha.

Nenhum comentário: