REFEIÇÃO CULTURAL - O BLOG REFEITÓRIO CULTURAL
Criei este blog com o objetivo altruísta de partilhar o conhecimento que eu ia adquirindo nas aulas de meu curso de Letras da Universidade de São Paulo.
William "Forrest gump" na São Silvestre. |
Também pensei em uma ideia antiga que eu tinha sobre constituir uma sociedade, um grupo de pessoas interessadas em debater e construir conhecimento através da leitura, de filmes, da ciência, da sabedoria popular etc. Inicialmente pensei em ter um espaço que fosse físico como nos saraus, além do blog.
Vi que o objetivo inicial não seria fácil porque vi que era preciso reler e reler e acertar a linha ideal de não escrever algo que desviasse o que me foi passado pelos mestres acadêmicos e pelo nível dos debates em sala de aula.
Com a experiência da dificuldade em postar algumas aulas de literatura, de línguas e outras matérias, comecei também a postar comentários sobre filmes que me tocassem de alguma maneira, passei a publicar textos sobre livros que li, sobre reflexões minhas e também crônicas, poemas e uma espécie de agenda de esporte e saúde.
Meu blog tem algumas centenas de postagens dos mais diversos assuntos. Busco alimentá-lo com boa informação constantemente. Me sinto bem em poder partilhar tudo que aprendo ou reflito em minha existência.
Também me sinto na obrigação de buscar sempre o acerto naquilo que publico aqui cada vez que vejo a visita de quase uma centena de pessoas diariamente de dezenas de locais diferentes do mundo. Meu compromisso é de escrever com ética, com referência nos textos que cito de outras pessoas e fontes, e sem receio de mostrar meu posicionamento sobre os temas que publico, afinal de contas não existe no mundo alguém que seja neutro, isento, imparcial blá blá blá... Quem fala, fala de algum lugar, fala a partir de um ponto de vista marcado. A vida é assim.
Senti a necessidade desta postagem-declaração porque minhas obrigações políticas e sindicais estão cada dia maiores. Estou dedicando quase 2/3 dos dias para ser um bom dirigente sindical tanto na área da formação quanto em relação ao Banco do Brasil. Acho até que minha saúde sofrerá consequências de minha dedicação ao movimento dos trabalhadores.
Talvez diminuam as postagens mensais. Mas não vou abandonar meu blog enquanto viver, pois me alimento em minhas "refeições culturais". Enquanto alimento meu ser, posso dizer ao mundo coisas que aprendo e dizer da minha maneira sobre elas.
E, o mais importante, sempre em prol da classe trabalhadora, pois me considero uma pessoa de esquerda e acredito em mudar o mundo para uma sociedade socialista e democrática.
É isso!
Sigamos partilhando conhecimento de forma gratuita com as pessoas. Lembrem-se do conceito WIKI - What I Know Is... O QUE SEI É...
PS (post scriptum): após uma semana de mais de setenta horas de trabalho, nada adequada à saúde, corri hoje uns 6,5 km para ver se jogava um pouco de hormônio no corpo. Foi muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário