Poster do filme. |
Seguindo o ritual que prefiro de primeiro ler a obra para depois ver o filme, quando se trata de filmes baseados em obras literárias, assisti ao filme Capitães da Areia baseado na obra homônima de Jorge Amado, de 1937 - que li em janeiro deste ano.
Leia AQUI meus comentários sobre o livro.
O filme é de 2011 e foi dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge Amado.
Gostei do filme, gostei da meninada que interpreta os personagens da obra e gostei muito da trilha sonora do filme sob a responsabilidade de Carlinhos Brown.
Esta obra é da primeira fase de Jorge Amado, dos anos 30 e 40, onde o forte é a denúncia social de forma direta e sem disfarce.
Para não ficar só no elogio, acho que talvez falte alguma coisa para o telespectador que não conheça o livro, pois a meninada tem uma história que não fica evidenciada na rapidez natural do filme, que concentra alguns episódios do livro como a aventura a cargo de Pedro Bala em recuperar na cadeia o santo do candomblé; a batalha contra a gangue rival; a prisão e fuga de Bala e Dora etc.
Um dos episódios que mais me tocaram no livro foi sobre Sem-Pernas, que tem inclusive destino diferente no filme em relação ao livro.
FOTOGRAFIA
Belíssima cena do Carrossel! |
Gostei bastante da parte visual do filme. A cena do carrossel é maravilhosa!
As cenas dos meninos na cidade de Salvador também são inclusivas, nos colocam lá.
É um filme para ver mais vezes, na minha opinião.
William
Nenhum comentário:
Postar um comentário