domingo, 13 de maio de 2012

Duelo de Titãs - Remember Titans (2000)


Capa do filme lançado em 2000.

REFEIÇÃO CULTURAL

Hoje é domingo 13 de maio. A data marca no Brasil a publicação da Lei Áurea, assinada em 1888, que determinou o fim do direito oficial à escravidão de seres humanos negros.

Hoje também é dia das mães. O coração fica apertado em todas as pessoas que estão longe de suas mães ou que a perderam. O dia também aperta os corações das mães que perderam seus filhos.

O FILME

Assisti a este filme agora à tarde e ele me emocionou bastante. 

Ainda ontem, me perguntava por que não tinha nenhuma postagem de filmes com o ator Denzel Washington. Havia acabado de assistir ao ótimo filme O livro de Eli.

Duelo de Titãs é baseado em fatos reais e a história se passa nos EUA no ano de 1971. Eu tinha o filme em casa em fita VHS (será que a geração Y sabe o que é isso?). Compramos em uma liquidação de locadora quando a escola de meu filho pediu para os alunos assistirem ao filme para um trabalho sobre o tema.

A história é sobre a chegada de Herman Boone, um treinador de futebol americano (Denzel Washington), a uma pequena cidade da Virgínia que decide colocar juntos estudantes brancos e negros. Ele vem para substituir o branco Bill Yeast, o antigo treinador vitorioso por 15 temporadas (Will Patton). O desafio será vencer o ódio e o preconceito dos brancos contra os negros e fazer o time ser vencedor com esse novo perfil.

Acredito que o que nos toca muito é saber que essa porcaria de mundo é assim há tempos e que ainda vivemos sob a égide do preconceito e da discriminação, da xenofobia e da intolerância contra aqueles que são diferentes e não partilham da mesma origem, gostos e outros caracteres pessoais que a liberdade garante a qualquer pessoa no mundo.

DIA DAS MÃES

Hoje foi um dia de vitória para minha família mineira. Os últimos dez dias foram duros para nós. Minha avó de 88 anos caiu e quebrou o fêmur dias atrás enquanto minha mãe estava acompanhando minha sobrinha internada no SUS de Uberlândia por pneumonia.

O caso da vovó era de alto risco porque ela precisava operar e a operação era bem complicada. Deu tudo certo e minha família esteve com ela hoje. Infelizmente eu não pude estar lá porque também estou viajando muito a trabalho e não seria justo depois de três semanas fora de casa não estar aqui em casa neste fim de semana.

CORRIDAS

Para não dizer que não falei das flores, consegui correr ontem e hoje. Para mim, poder correr é algo importante porque estou precisando buscar energia em algum lugar e com o esporte pode ser que eu a encontre.

É isso! Família reunida lá em MG com todos os doentes em casa, dois filmes bons vistos em minha casa e um pouco de exercício físico.

2 comentários:

mefhystho disse...

Há que se entender quê, os momentos que queremos, não são os momentos que vivemos. Em algumas circunstâncias, o brilho do olho que se apaga, a palavra que não pode ser dita, mostra o destino de todas as pessoas que acham que são eternas... Não é o caso em questão, mas, você sabe do que estou falando... Desculpe-me pelo teor etílico das palavras, apenas deixe que os loucos falem.
Saudades de um louco como eu...

William Mendes disse...

Um forte abraço, primo e amigo!

Saudades, beijos em todos aí!

:^)