sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Montevidéu, Uruguai - Ponto de vista (II)


Aqui estão mais algumas fotos com o meu ponto de vista dos instantes que passei em Montevidéu, a trabalho, entre os dias 23 e 26 de julho de 2012.

Para começar, uma bela obra em homenagem à associação dos bancários do Uruguai. A entidade já fez setenta anos de luta e os trabalhadores uruguaios estão de parabéns pela história de luta.

A.E.B.U. - PIT/CNT.

A foto do Teatro Solís mostra momentos cotidianos semelhantes aos que vemos em nosso Teatro Municipal de São Paulo: pessoas vivendo seu espaço público externo. Não posso deixar de comentar que estava fazendo uns 5º de frio no dia da foto e o pessoal é animado pra ficar congelando naquelas escadarias.

O Teatro Solís foi inaugurado em 1856, depois ampliado com 
as laterais e a última reforma é dos anos 90 do século XX.

A foto abaixo é do Portal da cidadela velha. Ele hoje é reforçado com uma obra anexa para conservá-lo. Busquei um olhar que permitisse ser visto o conjunto arquitetônico que envolve o Portal, a Praça da Independência, o Mausoléu de Artigas, o hotel Palacio Salvo e a Avenida 18 de Julho.

Portal da cidadela velha, Mausoléu de Artigas apontando 
para a Av. 18 de julho e o magnífico Palacio Salvo
O conjunto está na Praça da Independência.
Montevidéu, Uruguai. Foto: William Mendes.

Abaixo, temos uma das composições fotográficas que gosto de fazer. O relógio com o Hotel Palacio Salvo em uma fria tarde de julho em Montevidéu.

Composição: El Reloj y Palacio Salvo en una tarde gris.
Foto de William Mendes.

Vejam que foto legal da Catedral Metropolitana de Montevidéu. Nada melhor que mostrar o entorno (Praça da Constituição) em um dia cinzento e frio. A primeira igreja matriz foi construída ainda nos anos de 1720 e a construção atual já tem seus duzentos anos.

Catedral Metropolitana de Montevidéu. Obra com
séculos de 
existência. Foto de William Mendes.

O chafariz está na Praça da Constituição, da Catedral Metropolitana.

Chafariz gris en una tarde gris. Foto: William Mendes.

As duas fotos seguintes são do interior da Catedral Metropolitana de Montevidéu. A primeira é a nave principal e a segunda mostra a bela cúpula da construção.

Nave central da Catedral Metropolitana de
Montevidéu. Foto de William Mendes.

A visão da cúpula da catedral é belíssima!

Cúpula da Catedral Metropolitana de Montevidéu. 
Foto de William Mendes.

Estamos terminando os olhares de Montevidéu. Agora, temos uma composição de uma palmeira, um poste de iluminação (adoro fotografar luminárias com algo ao fundo) e o belo Palacio Salvo (inaugurado em 1928).

Composição: Palmeira, poste de iluminação e Palacio Salvo.
Montevidéu. Foto de William Mendes.

E para finalizar, aquelas fotos tipo "eu estive lá".

Palacio Salvo e William Mendes. Montevidéu - Uruguai. 
Julho 2012.

E aí, alguém viu alguma foto que fugisse das tonalidades de bege e cinza? Foram as cores da estação, da Montevidéu e da minha estação.

Fim.

William

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindas fotos William! Estou agora em Montevideo,no hotel na calle Andes, no meu terceiro dia, saindo pra passear por essa bela cidade. Ontem fui na ciudad vieja e almocei no mercado do porto. No caminho acontecia um ato e passeata dos trabalhadores da construção. Tirei uns dias de folga com meu amor e fico até domingo, recarregando as energias.

William Mendes disse...

Olá, não consegui ver quem deixou a mensagem (ficou registrado como anônimo) mas DESEJO BOM PASSEIO E CURTA ESSA BELA CIDADE.

Abraços,