quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Filme: O exército do crime (L'armeé du crime)

Cartaz do filme. Fonte: Wikipedia

REFEIÇÃO CULTURAL - EU ESTARIA COM A RESISTÊNCIA

Foi muito bom para mim chegar tarde do meu trabalho sindical e assistir há pouco a um filme que me fez refletir.

O filme L'armée du crime, do diretor Robert Guédiguian, lançado em 2009, é baseado em fatos reais e retrata a resistência francesa e dos comunistas e internacionalistas estrangeiros no ano de 1944, quando eles enfrentaram os nazistas e os colaboracionistas na França ocupada durante a 2ª Guerra Mundial.

O filme me fez pensar em muita coisa ao mesmo tempo. Mas muita coisa mesmo!


NA LUTA SOCIAL, NÃO EXISTE NEUTRALIDADE!

A primeira delas é poder ter a certeza de que EU TENHO LADO e sei para que luto, quem eu represento e quem é o inimigo da classe trabalhadora e das pessoas humildes e simples de coração. Sei também que em uma guerra se deve ser duro e fazer escolhas.


BOA PARTE DA BURGUESIA BRASILEIRA É COMO OS COLABORACIONISTAS FRANCESES

Pensando nos colaboracionistas franceses, fiquei lembrando o nojo que é parte da burguesia brasileira, cachorra vira-latas que é subserviente aos grandes capitalistas e imperialistas. Vendem tudo que for possível de nossa pátria por um punhado de dólares para eles e a família deles estarem melhor que os milhões de brasileiros vilipendiados em sua própria terra por uma elite tacanha e burra.


PIG - Partido da Imprensa Golpista

Hoje, essa elite reacionária e ignorante é representada pelo PSDB e partidos da mesma laia e a voz dessa gente é a imprensa golpista, capitaneada no Brasil pela Folha, Estadão, organizações Globo e Abril.

Cartaz nazista original, chamando
 a resistência de exército do crime.

PELO QUE VALE A PENA VIVER? PELO QUE VALE A PENA MORRER?

Estas perguntas me acompanham faz muitos anos. Praticamente por toda a minha vida tenho elas martelando minha cabeça.

Não quis fazer fortuna. Não quis obter poder pelo fato de ostentar poder. Nunca quis nada disso.

Na minha adolescência lutei para sobreviver. Ter casa, comida, condições de sustento. Hoje, no Brasil pós era Lula Da Silva, parte importante dos jovens têm essas necessidades básicas.

Ainda luto porque vale a pena lutar para libertar a cabeça desse povo que é manipulado e mantido alienado pela mesma porcaria de elite que detém o poder de comunicação de massa e de propriedade. Eles detém o capital e com isso compram todos os espaços de poder.

TEMOS QUE AVANÇAR MUITO PARA LIBERTAR AS PESSOAS DA ALIENAÇÃO E PARA EFETIVAR A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E PARTICIPATIVA. 

TAMBÉM TEMOS MUITO QUE AVANÇAR NA DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA PRODUZIDA PELA CLASSE TRABALHADORA.


O filme é uma aula e uma memória do que é uma população de uma nação dividida entre aqueles que fazem de conta que não é com eles e aqueles que não aceitam as merdas do jeito que estão e vão à luta até com risco de suas próprias vidas.

Nenhum comentário: