domingo, 9 de dezembro de 2012

Refeição Cultural - São Silvestre 2012



Depois de boicotar a 87ª São Silvestre (2011) devido à mudança feita do local de chegada, jogando umas 30 mil pessoas lá no Parque do Ibirapuera, me inscrevi na 88ª corrida. Voltaram ela para o seu local tradicional de saída e chegada na Avenida Paulista. A diferença agora será a mudança do horário da tarde pelo da manhã, o que entendo ser uma coisa positiva.

A São Silvestre é uma corrida de 15 quilômetros. É preciso um certo preparo para percorrer todo o seu percurso em pleno verão com fortes aclives e declives. Eu não estou preparado.

Este ano foi o ano que mais trabalhei na minha vida. Após assumir duas funções políticas muito importantes e trabalhosas no movimento sindical, ser coordenador de comissão de funcionários do BB da Contraf-CUT e ser secretário de formação, minha qualidade de vida acabou (já era mesmo quase nula).

Não corri nenhuma prova oficial este ano, a não ser a do 1º de maio em Osasco, com 8 km. Corri pouco este ano.

Eu tenho necessidade de desafios pessoais, de coisas que me testem e mostrem a mim mesmo se ainda consigo superar dificuldades físicas e psicológicas. Fiz a romaria de 85 km lá em Uberlândia neste ano em cerca de 23 horas. Perdi uma unha e arrebentei os pés, mas me superei e trouxe energia para a campanha dos bancários e os cursos de formação que fizemos.

Esta corrida será meu desafio de fim de ano. Comecei a achar fragmentos de tempo desde 1º de dezembro. Serão 30 dias para um rápido treinamento onde preciso voltar ao peso normal, recuperar meu condicionamento cardiorespiratório, melhorar minha musculatura e trocar gordura por massa muscular e afinar o sangue, que deve estar meio talhado.

No dia 1º corri 3,2 km em 22'40". No dia 2, corri 3,5 km em 22'20". O cansaço nas duas corridas foi muito grande. Na terça 4, corri 4,2 km em 27'30". Viajei para o curso de formação e, lá no Hotel Atibainha, nadei na quarta e quinta-feira.

O maior cuidado que um sedentário e corredor amador deve ter é para não passar do limite físico ao extremo e se contundir ou ter algo mais grave. É muito importante ouvir o corpo e ir alterando lentamente a nova condição física após uma carga um pouco maior.

Neste sábado 8, corri 3,2 km em 22' e estava muito cansado. Ou seja, o desafio será difícil mesmo porque minha agenda de militância não está diminuindo. Está impossível desacelerar o ritmo de trabalho.

Vou correr agora um pouco mais porque estou chegando na primeira terça parte do mês e o treinamento de aumento de capacidade muscular e de resistência deve seguir.

É isso. De mim pra mim mesmo: eu vou completar a 88ª São Silvestre dia 31 de dezembro.


LONGÃO DO DOMINGO

Após a postagem, saí e consegui correr cerca de 7,5 km em 52'. Foi uma corrida muito concentrada e estive atento à fadiga de minha panturrilha esquerda (ou tríceps sural - gastrocnêmio e sóleo).

Na saída senti a panturrilha um pouco dolorida e frágil, mas administrei na pisada e atingi o objetivo do treino.

Nenhum comentário: