segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Romaria


Ponto final da romaria:
o Santuário N. Sra. da Abadia.

"Não estou vazio,
não estou sozinho,
pois anda comigo
algo indescritível."

(Estrofe do poema "Carrego comigo", de "A Rosa do Povo", 1945, Drummond)


Noite estrelada na BR 365, que liga a cidade de Uberlândia a Romaria, na região do Triângulo Mineiro. A lua crescente em seu segundo dia ilumina o caminho dos romeiros quase como se fosse dia, dá para ver a sombra do caminhante no acostamento da estrada. A lua acompanhou os romeiros até perto das 3 horas da manhã, quando então se fez um grande breu e as estrelas ficaram muito mais evidentes. Foi muito bom ver o céu que nos protege e as estrelas cadentes!

A caminhada de 80 Km em 2019 se deu num contexto de muitas mudanças na vida deste romeiro que completou 50 anos de idade. Mudanças tanto de ordem pessoal quanto de ordem política e social. Minha saúde e condição física sofreram alterações. Aquele país melhor para o povo, que ajudamos a construir com os governos democráticos do PT e com o movimento sindical, foi tomado por novo regime a partir do golpe de 2016 e do processo fraudado das eleições de 2018. 

Solidariedade e inclusão social, políticas públicas e valorização da vida, distribuição de riquezas e oportunidades de acesso à educação e cultura, combate à fome e amor ao povo foram substituídos por ódio e elitização, autoritarismo e fim do diálogo, destruição do patrimônio público e dos direitos do povo, nepotismo e crimes diários de autoridades do Estado sem haver punição alguma, incentivo à violência e à morte, e, sobretudo, a mentira como meio de sustentação de um regime surgido a partir da fraude e do golpe. 

Foi neste cenário de desesperança e desgraça nacional que pegamos a estrada para mais uma caminhada de introspecção, teste de resistência e foco nos objetivos. Hoje, a injustiça e a ignorância adoecem qualquer cidadão ético e com consciência política.


As belezas da estrada estão ali para
serem vistas por quem tiver olhos para elas.

Caminhada foi longa, mas correu tudo bem

Em geral, gasto entre 20 e 22 horas para percorrer o caminho. Neste ano, foram necessárias 25 horas de caminhada.

Poucas vezes fiz a romaria em companhia de outra pessoa. Em duas oportunidades, tive o privilégio da companhia de meu filho amado. De uns anos para cá, tenho recebido no caminho o apoio de meu cunhado, que dá assistência de carro como ocorre com diversos grupos de romeiros. Neste ano, sua irmã fez a romaria em minha companhia.

Saímos do trevo de Uberlândia para Araxá às 15h e fizemos os primeiros 15 Km sob o sol do fim da tarde. Chegamos ao Rio Araguari já anoitecendo. Essa primeira parte é importante para sentir se os calçados deram certo ou não. Não ter bolhas até esse momento é bom sinal. Não tínhamos bolhas.

A longa subida de mais de 10 Km foi feita numa boa. Chegamos bem ao 2º ponto de referência, cerca de 27 Km percorridos. Andamos mais 10 Km até o posto N. Sra. da Guia. A noite até esse momento estava bem fresca, sem frio. Dali em diante, começam as fases mais difíceis da romaria, são longos trechos com o corpo já sentindo cansaço. 

Saímos à 1h da manhã para caminhar 11 Km até a Antena, local da principal barraca de assistência aos caminhantes. Esfriou. Os romeiros andam andam e a Antena não chega. Chegamos às 5h40. Cansados, mas sem bolhas. Paramos uma hora. Amanheceu e esquentou. A próxima fase é maior ainda, são 12,5 Km até o posto Santa Fé.

Chegamos no sacrifício ao Posto, bem cansados. Às 10h20 da manhã, o sol estava muito quente. As últimas dezenas de quilômetros são feitas em uma estrada que corta florestas de eucaliptos. Sobe, faz curvas, desce... eucaliptos e mais eucaliptos. Eu senti muita dor nos quadris desde uns 30 Km de caminhada e Luciana algumas dores nos pés e no joelho.

Após descansar quase uma hora, saímos para o último trecho da romaria. Faltavam ainda uns 18 Km. Foi difícil a chegada à cidade. As últimas duas horas de caminhada é no meio do terrão vermelho. Chegamos à igreja às 16 horas. Conseguimos. 


Não há caminhos. O caminho se faz ao andar.
Vamos caminhando, mesmo sem compreender
por que chegamos aonde chegamos: um mundo cão.

Minha companheira de caminhada teve algumas bolhas, mas conseguiu cumprir seu propósito. Foi muito obstinada. Foi sua primeira romaria. Ela diz que não pretende fazer novamente. Eu disse a ela e repito: parabéns pela caminhada e pelo objetivo alcançado. Eu cumpri meu propósito também. Foi diferente como todos os anos. Tudo mudou. Não sei se farei novamente a romaria. Não sei do amanhã.

Nesta minha experiência de peregrino, a romaria 2019 de Uberlândia a Água Suja, realimentei a certeza de que o ser humano é um ser fantástico, muito diferente de qualquer outro do reino animal. Podemos realizar feitos incríveis. Sempre vou me perguntar como alguém consegue andar 80 Km sem parar como cada peregrino que faz a romaria. Mesmo aqueles que andam 70 Km, 60 Km, 50 Km... é muito difícil! Mas as pessoas o fazem.

É isso! Podemos fazer grandes coisas. Então por que o Brasil está como está? Por que não estamos conseguindo recuperar a solidariedade entre as pessoas? Onde está o amor ao próximo? Onde está o respeito ao diferente? Ao ver como somos incríveis, não consigo entender por que chegamos aonde chegamos. Termino aqui esta reflexão de minha caminhada.

William
Um caminhante

(Atualizado 12/8/19, às 23h59)

Nenhum comentário: