segunda-feira, 16 de maio de 2022

160522 - Diário e reflexões (CartaCapital)



Refeição Cultural - CartaCapital 1208


ENSAIO DO GOLPE

Por algum motivo li neste fim de semana a revista semanal CartaCapital, digo isso porque não tenho lido mais nem livros nem revistas nestes últimos meses. Decidi no início do ano que deveria focar a solução de problemas domésticos protelados por longa data e que me trazem despesas absurdas e desgostos. Não consegui até agora atingir esse objetivo, só fiquei sem ler com regularidade. Que merda, heim! Apesar de meu fracasso, pelo menos sigo assinando a revista e contribuindo para a sobrevivência de um veículo de bom jornalismo.

Enfim, ao ler a excelente revista da equipe de jornalistas liderada por Mino Carta, fiquei pensando a respeito da afirmação de Margo Glantz, escritora e intelectual mexicana que diz em suas postagens curtas via rede social que ler notícias nos dias de hoje é um ato masoquista. Acho que é isso mesmo! Lemos para sofrer (tenho muita dúvida se nos informamos ao ler o que se tem por aí). Aliás, alguns pautadores das notícias como, por exemplo, o genocida e bandido no poder na colônia de exploração brasileira, criam as desgraças diárias que viram as pautas para nos torturar, para nos manipular, para seguir sendo o assunto ininterrupto. É uma estratégia que tem se mostrado eficaz até agora.

NOSSO MUNDO NA PÓS-VERDADE DA MATRIX DE FAKE NEWS

Comecei a leitura pela seção "Nosso Mundo". Que foda! Os ditadores, corruptos e assassinos das Filipinas estão de volta ao poder... pelo voto! O país foi palco de mais uma experiência bem-sucedida de pós-verdade promovida por ferramentas de mentiras em massa. Quase 70 milhões de pessoas foram às urnas e elegeram o herdeiro da ditadura dos Marcos. Segundo a matéria, a população acredita que eles são bonzinhos, honestos, gente boa e que vão até doar para o povo a fortuna roubada em 21 anos de ditadura... Preciso dizer mais alguma coisa?

Depois li a seção de "Economia":

Masoquismo... O Brasil-colônia destruído após o golpe de Estado em 2016 vai passar por momentos mais difíceis ainda porque a economia mundial está em recessão e até os "parceiros" comerciais que compram as commodities desse continente pasto e chão cavocado vão reduzir suas movimentações. E ainda tem a guerra entre os Estados Unidos e a Rússia, com a Europa toda sendo bucha de canhão dos norte-americanos. O mundo tá f... Eu não sei se sobra alguma alternativa para os russos além de apertarem aqueles botões vermelhos de ogivas nucleares...

Depois li a seção "Seu País" e "Capa" a respeito das corrupções corrupções corrupções todos os tipos de corrupções da política pós golpe de Estado. O golpe prometido pelos corruptos colocados no poder por corrupção (fraudes fraudes e mais fraudes). Bilhões e bilhões de dinheiros usados de forma secreta pelos corruptos do Congresso Nacional...

POVOS INDÍGENAS SOB RISCO DE MORTE E GENOCÍDIO - A matéria "Norte selvagem" denuncia o absurdo que está ocorrendo no Pará, colocando em risco uma população de 1500 indígenas da etnia Parakanã. Há uma campanha de desinformação em massa - fake news e pós-verdade - que faz com que a população não indígena da cidade de Novo Repartimento queira fazer justiça com as próprias mãos por causa da morte de três homens encontrados mortos nas terras indígenas. Dureza!

A seção "Plural" traz a notícia boa da reabertura da Cinemateca depois das tragédias dos incêndios e inundações, mas as informações sobre as perdas são terríveis... irrecuperáveis as obras perdidas...

ARTIGOS

Nos artigos da revista, alguns são excelentes, são essenciais. 

O de Arthur Chioro que denuncia "A defesa da violência", título da matéria. "O Ministério da Saúde, no governo Bolsonaro, apregoa a cesariana indiscriminada e assume o papel de incentivador de práticas inaceitáveis relacionadas ao parto".

O de Pedro Serrano "Ataque velado à democracia" tem como chamada inicial do texto o seguinte: "Para Bolsonaro, o importante não é indultar Daniel Silveira, e sim usar esse caso para se colocar como um guardião da Constituição, de forma a exercer um poder totalitário".

E fecho com o artigo de Sidarta Ribeiro "O fracasso da nação" a respeito do filme de Lázaro Ramos. Com a chamada "O filme Medida Provisória enfrenta nosso grande enigma: como superar a herança genocida e escravista, diante de tamanha hegemonia branca?". Gente, após ler o texto de Sidarta, vou ver o filme amanhã mesmo. A gente sempre enrola enrola e acaba não indo ao cinema. Vou amanhã mesmo!

---

Caminhante, não há caminho... 

Fecho esse diário e essas reflexões pensando nas palavras do poeta Antonio Machado. 

Estou caminhando, mesmo sem haver caminhos. Estou caminhando. Não estou podendo correr como fiz por décadas em minha vida. Meu quadril... que foda! Enquanto não corro, meu colesterol sobe, e as coisas se estragam por dentro.

Estou caminhando. Quero fazer a romaria de Minas Gerais em agosto. Não sei se consigo mais. Mas vou me sentir até lá. Estou caminhando. Comecei com caminhadas de 5K, depois de 10K. Dias atrás, andei 25K.

Vou andar uns 50K qualquer dia desses. Estou caminhando, mesmo sem caminhos.

William


Nenhum comentário: