quinta-feira, 12 de maio de 2022

O povo brasileiro, nós somos o povo brasileiro



O povo brasileiro, nós somos o povo brasileiro

Estava lavando a louça na pia da casa de minha mãe, meio que às cegas porque a cozinha é muito escura, a lâmpada fica no centro do ambiente, às costas de quem lava a louça. Não dá para ver direito se está ficando bem lavada ou não a louça. A pia é baixa, dá dor nas costas ficar meia hora ali lavando aquela pilha de louça comum e diária. Normalmente é a minha mãe de 75 anos que lava toda a louça da casa. Eu só estava visitando os pais no dia das mães.

Eu me peguei pensando na cena cotidiana e doméstica das casas do povo brasileiro. Aquele ambiente em que estava não é aquele idealizado nas redes sociais e mundos virtuais com tudo lindo e perfeito. Na pilha de louças estão potinhos de plástico de margarinas, copos de requeijão e de plástico que são os utensílios diários da casa. Talheres de diferentes modelos. Vasilhas diversas, surradas, panelas velhas e remendadas. O fogão é antigo e as bocas de fogo já não funcionam bem. A casa dos meus pais deve ser a reprodução das casas de mais da metade do povo brasileiro. Casas reais, não aquelas idealizadas no mundo do faz de conta virtual. 

Na outra metade das residências do país e nas ruas estão as pessoas em situação mais precária que essa que descrevi do mundo real, a residência dos meus pais. O Brasil dos governos do Partido dos Trabalhadores vinha melhorando a vida de dezenas de milhões de brasileiros abandonados ao próprio azar desde sempre. Vinha melhorando... A casa-grande, mesmo ganhando rios de dinheiro como sempre, organizou um novo golpe de Estado em 2016 só porque não tolerava mais o povo melhorando de vida, ocupando espaços da elite e sendo um dos povos mais felizes do mundo durante os governos do PT. Destruíram o país só porque a felicidade do pobre incomodava a elite canalha brasileira.

A casa dos meus pais é uma reprodução das casas de grande parte do povo brasileiro. Apesar de estar bem estabelecido hoje (diria que estou acima da média de minha classe de origem), não tenho dúvida alguma do meu lugar na sociedade brasileira, sou da classe trabalhadora, sem a venda da força de meu trabalho ou sem meu benefício de previdência complementar, ao qual tenho direito por ter contribuído por quase três décadas, eu estaria em grande dificuldade como a maioria do povo de minha classe.

Como cidadão brasileiro consciente e politizado tenho sofrido muito com a destruição das melhorias da qualidade de vida que haviam sido implantadas pelos governos democráticos e progressistas do Partido dos Trabalhadores - Lula e Dilma - ao longo de quase 14 anos, até que um golpe de Estado e um conluio de grandes poderosos jogou o Brasil no pior momento de sua história.

Como ajudar o país a sair dessa desgraça e destruição que nos enfiaram? Todo brasileiro consciente tem que se engajar nas lutas para devolvermos a democracia, a paz, o amor, e as oportunidades para o povo brasileiro. Uma das formas de mudarmos essa merda toda que estamos vivendo é nas eleições de outubro para presidente e governadores (executivos) e senadores e deputados (os legislativos). 

Temos que derrotar o facínora que chegou ao poder por fraudes e temos que derrotar o que ele representa - o mal. Eu entendo que quem tem a melhor chance para isso é o presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores. Temos que nos envolver na campanha. Eu ainda não sei como fazer isso. Eu sabia quando era dirigente dos trabalhadores. Temos que nos envolver como cidadãos na luta para libertar o Brasil dessa destruição que o bolsonarismo simboliza.

Somos o povo brasileiro. Nosso futuro está em jogo. Nosso presente está o caos, a morte, a miséria. Estamos no fundo do poço.

Abraços aos cidadãos que queiram nos ajudar a libertar o Brasil do mal que enfrentamos e que queiram nos ajudar a eleger uma grande bancada parlamentar de representantes progressistas e Lula presidente do Brasil, para sermos felizes de novo.

William


Nenhum comentário: