quinta-feira, 5 de maio de 2022

050522 - Diário e reflexões



Refeição Cultural

Osasco, 5 de maio de 2022. Quinta-feira. 11h37.


Uma imagem do evento do 1º de Maio na Praça Charles Miller, Pacaembu, não me sai da cabeça. O rapper Dexter estava no palco cantando suas canções, estando ao lado dele o nosso querido Eduardo Suplicy, e no meio da massa eu fiquei observando um pessoal curtindo o som do rapper. Estávamos num domingo de sol de mais de 30º naquele início de tarde.

Um vendedor ambulante e mais uns quatro ou cinco caras cantavam as letras do Dexter, ora de olhos fechados ora gesticulando um pro outro, todos eles sabiam todas as letras das músicas. Fiquei admirado de ver aquele pessoal curtindo o momento. Me lembrei que na minha adolescência eu também sabia todas as letras das músicas que gostava. Fui trabalhador braçal quase uma década até virar bancário.

Eu confesso que me senti muito deslocado naquele momento, um branquelo cinquentão de máscara contra Covid no rosto, um cara com renda certa, um pato fora da lagoa no meio da massa desprovida do povo brasileiro neste Brasil miserável e destruído após o golpe de 2016 e com a ascensão do crime organizado aos poderes do Estado. Claro, a milícia no poder foi bancada e financiada pela casa-grande, a desgraçada elite do atraso.

Me senti deslocado. Por um lado, tenho sentido vergonha de ser um ser humano num país onde 1/3 do povo apoia um bandido, apoia tortura, apoia ódio e violência, apoia a ignorância e toda a pauta lixo dos bandidos no poder. São as pessoas ao meu redor que apoiam os criminosos e fascistas no poder. Morro de vergonha por isso. Por outro lado, me sinto um privilegiado, um sortudo que está em melhores condições que mais de 100 milhões de pessoas da classe trabalhadora, a minha classe. Todo ser humano deveria e poderia ter acesso a todas as conquistas básicas da sociedade humana. Toda essa miséria é por questão política, por escolha humana. Isso me deixa muito mal.

---

Para fechar o registro desse instante, expresso meu nojo a essa mídia empresarial responsável pelo golpe e pela destruição do país e do povo brasileiro. Esses desgraçados da casa-grande donos de todos os meios de comunicação destruíram os seres humanos, a sociabilidade e as chances de estabelecermos um mundo melhor, já que tecnologia para isso os humanos inventaram. 

Neste ano de possível eleição presidencial, tenho dúvidas de que haverá eleições e, se houver, acho que podem trazer resultados manipulados pelos mantenedores do bolsonarismo. Havendo eleições, a mídia toda venal e canalha vai atuar, já está atuando, para que Lula não seja eleito presidente, para que o fascismo continue. É o que é melhor para a casa-grande brasileira. A grande imprensa fará de tudo para manter o fascismo e o neoliberalismo mais tosco no poder estatal.

Chega!

William


Nenhum comentário: