sábado, 30 de abril de 2022

Mais um outono



Refeição Cultural

Osasco, 30 de abril de 2022. Fim de noite de sábado.


Abril se foi. Mês no qual completei mais um outono. Já são 53 outonos. Ao refletir sobre a existência que tive, só poderia concluir que tive muita sorte. Pensando nas desgraças e misérias do povo do lugar que vivo, sinto até um peso incômodo pela bem-aventurança que me coube neste país desafortunado pelos donos do poder que temos aqui desde que o continente foi invadido pelos povos europeus há cinco séculos. Tenho sentido sentimentos que me deixam amuado, arredio, nervoso, envergonhado. Ser brasileiro e ver os brasileiros ao meu redor me dá um grande desacorçoo de ser um ser humano. Até uma década atrás seria impensável imaginar um sentimento desses em relação ao povo ao qual pertenço.

Imaginem que sobrevivi aos dois anos de pandemia de Covid no Brasil. Meus familiares mais próximos, do núcleo familiar, sobreviveram a essa pandemia desgraçada ampliada e exponenciada pelo genocida no poder deste país em estado de exceção desde 2016. Tomamos vacina muito depois do que poderíamos ter tomado por causa da corrupção do regime no poder, e também por causa do negacionismo por parte dessa gente criminosa e psicopata que colocaram no poder após o golpe. Atrasaram as vacinas no Brasil por causa de propinas, foi o que apontou a CPI feita sobre o tema no Congresso Nacional (CPI que não deu em nada, como os crimes diários dos milicianos no poder). Vi morrer dezenas de pessoas conhecidas e amigos do convívio com o movimento sindical. Mais da metade dos quase 700 mil mortos poderia estar entre nós e com suas famílias. Eu e os meus poderíamos estar entre as estatísticas dos mortos pela pandemia de mortes do bolsonarismo. Sou um cara de sorte.

Para os padrões do século no qual estamos, posso ser considerado jovem. Para meus padrões de sentimento, posso me considerar velho. Outono. Me sinto no outono. É como se estivesse num eterno outono desde ao menos o golpe de Estado no Brasil em 2016. A sensação é de viver num constante outono inverno outono inverno outono e assim sucessivamente. As folhas amarelecem, o tempo fica um pouco mais seco, as folhas caem, as árvores na vegetação ficam mais esgalhadas e menos verdes. A estiagem aumenta. Tempo mais seco. Vento. Outono. Outono no coração da gente. Sinto mais as dezenas de outonos que as primaveras. E mesmo assim, tenho sorte pacas! Muita sorte!

Outono. É impressionante as diferenças que senti na árvore de minha existência nesse período do outono permanente no nosso país. E a sorte que tenho dá aquele sentimento constrangedor de saber que do lugar de onde vim as pessoas estão passando um perrengue danado pra sobreviver. Tenho acesso a assistência médica. Não fuço nos problemas de saúde que estou sentindo porque não quero ou porque procrastino. Talvez receio de descobrir que algo ruim está me comendo a raiz. Não seria bom deixar na mão pessoas que dependem de mim. Tenho renda mensal certa, coisa que a imensa maioria do povo de meu país não tem. Casa pra morar. Conforto e acesso aos fetiches e exageros do consumismo capitalista. Quando olho para trás, minha infância, adolescência, vida adulta... quanto ódio, quanta raiva, quanta necessidade justa e também desnecessária... quanta dor... e cá estou até hoje. Sorte da porra!

Estou me sentindo meio natureza no outono de meu mundo. Amarelecido. Folha ao vento. Tronco de árvore recolhido e ressequido. No entanto, até a porra da sorte que tive me colocou num caminho em certo momento da vida que me trouxe um aprendizado que fortaleceu a seiva que corria em mim. Me fez chegar até aqui.

William

(Post Scriptum à 1h08 da madrugada de domingo: as coincidências da existência... após uma hora escrevendo e ouvindo as músicas de minha época, as de sempre, na forma aleatória, fui terminar o momento ouvindo a derradeira música que tocou... "Lucky Man", do The Verve. Do caralho essas coisas! Durante a escrita, já havia ouvindo "Sujeito de sorte", de Belchior, interpretada por Silvero Teixeira no "Altas horas". Silvero é o Lunga de Bacurau)


Nenhum comentário: