sexta-feira, 8 de abril de 2022

O fechamento de Carta Maior partiu meu coração



Refeição Cultural

Osasco, 8 de abril de 2022. Sexta-feira.


Hoje recebi uma triste mensagem de Joaquim Palhares, diretor e criador do site Carta Maior, o maior portal da esquerda brasileira, site criado em 2001, a partir do Fórum Social Mundial. 

A mensagem informou aos leitores que mantêm o site sobre o encerramento das atividades após duas décadas de existência. O encerramento foi motivado principalmente por questões financeiras, de financiamento, crise vivida desde o golpe de 2016. Fiquei arrasado, tanto pela notícia quanto pelo contexto em que se deu o fato.

Me tornei dirigente sindical bancário e militante orgânico da esquerda brasileira ao ser eleito para um mandato eletivo no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região justamente em 2002, logo após a criação do site Carta Maior. Que sorte foi a minha!

Ao longo de duas décadas bebi naquela fonte um elixir de conhecimento nas mais diversas áreas do saber humano. Por duas décadas, artigos e opiniões de Carta Maior moldaram minha opinião sobre os mais diversos assuntos.

E agora, neste momento decisivo da história do Brasil e da humanidade, perdemos mais uma fonte de informação e de debates políticos sob a ótica da esquerda e dos grandes pensadores progressistas do mundo. Estou muito triste com isso.

Eu tenho uma imensa gratidão à Carta Maior e toda sua equipe por tudo que aprendi nesses 20 anos de existência do portal. Desejo tudo de bom ao nosso companheiro Joaquim Palhares.

---

Logo pela manhã desta sexta-feira, ao ouvir o programa da TV Fórum - Fórum Onze e Meia - com Renato Rovai e Dri Delorenzo, eu já havia sentido uma tristeza profunda, uma espécie de catarse, e uma raiva e sentimento de impotência imensa ao ouvir as notícias sobre as suspeitas de crimes do clã miliciano no poder e os absurdos diários de crimes de bolsonaristas como aquele vereador do PL do Rio de Janeiro que ganha milhões ao abusar de crianças, mulheres e pessoas em situação de miséria através de seu canal na internet. O país foi tomado por um cinismo explícito após o golpe de 2016 e nada acontece para interromper a bandidagem e os abusos da casa-grande.

Para fechar o dia triste, tivemos a notícia da morte do professor e jurista Dalmo de Abreu Dallari, uma grande perda para todos nós militantes de esquerda e das causas populares.

Hoje foi o dia do anúncio da parceria do ex-presidente Lula com o Alckmin para as eleições presidenciais. Acho isso muito triste. Como paulista paulistano me sinto muito mal. Nós sabemos o que foi São Paulo nas últimas décadas na mão dessa gente que Alckmin representa. Mas não estou em posição de falar nada a respeito disso. Tenho escrito que não acredito sequer que as coisas ocorrerão como meus pares acreditam, que haverá eleições, que Lula e a esquerda serão eleitos etc. 

Se tiver oportunidade vou fazer minha parte, vou votar no Lula e na legenda do PT em outubro para todos os cargos eletivos. É a melhor opção para nós da classe trabalhadora, não tenho dúvidas quanto a isso.

Minha avaliação modesta ao olhar o mundo ao meu redor é que o predomínio da extrema direita nazifascista, que representa o capitalismo e os capitalistas, vai seguir destruindo o mundo, a vida e a todos nós. Não vislumbro uma reação de mudança. Não vejo isso neste momento.

---

Finalizo esse registro triste. Minha tristeza é grande. Mas de certa forma sempre foi. E assim fui vivendo, ora com mais sentido no existir socialmente, ora com menos sentido. Se eu não tivesse alguma serventia para o bem-estar de algumas pessoas, eu desapareceria hoje mesmo...

William


Nenhum comentário: