quinta-feira, 6 de abril de 2023

Cem dias de Lula - Sem dias tranquilos



Refeição Cultural

Osasco, 6 de abril de 2023. Quinta-feira.


SEM DIAS TRANQUILOS

O nosso governo Lula está completando cem dias de administração. Já tivemos uma tentativa de golpe de Estado nos primeiros dias (8/01). Já tivemos a volta do comportamento fascista da grande imprensa, golpista e manipuladora (depois querem que eu seja a favor da "liberdade de imprensa"). 

Já tivemos a volta ao Brasil do genocida, lesa-pátria e ladrão de joias, e a grande imprensa trata o "ex-presidente" como uma oposição "democrática". Já tivemos o embargo econômico do neto de chefão da ditadura do Banco Central "autônomo", fodendo a economia com taxas de juros elevadas para inviabilizar o governo Lula. Já tivemos a continuidade (incontrolável?) da política de ódio e violência propagada não só pelas redes virtuais e pelo submundo da internet, mas também pela boca fétida dos bolsonaristas eleitos em mandatos legislativos (essa gente não é democrática).

Os cem dias foram dias de muito trabalho para o governo de frente ampla de Lula e do PT. Sem dias tranquilos... é o que tivemos e o que teremos pela frente.

---

CEM DIAS REFAZENDO AS POLÍTICAS SOCIAIS

Os cem dias do governo Lula foram muito satisfatórios se considerarmos os segmentos beneficiados como foco do governo que salvou o Brasil da catástrofe e perdição total caso aquela máfia fascista e bandida continuasse no Palácio do Planalto. O foco do governo são os mais pobres e aqueles segmentos que mais necessitam do Estado. E nesse ponto, Lula está indo bem: Lula retomou nos cem dias todas as políticas sociais que melhoraram a vida do povo durante os governos do PT.

As simbologias também foram importantes. Medidas que demonstram a preocupação do governo com políticas afirmativas e com as questões ambientais.

---

SEM COMUNICAÇÃO SOCIAL

Avalio que uma questão séria para o governo Lula é a área de comunicação social. Na minha opinião, não é satisfatório o que vimos até agora. Lula deveria no mínimo ter começado um programa semanal para ele falar diretamente ao povo brasileiro. Não o fez. Aliás, deu certas prioridades e exclusividades às Organizações Globo que não vejo nenhum sentido após tudo o que aconteceu nas últimas décadas.

Outra medida básica que ouço de jornalistas renomados e veículos alternativos à grande mídia da casa-grande seria o governo voltar a fazer propaganda oficial também nas mídias pulverizadas do campo progressista. Nossas mídias são inviabilizadas por falta de recursos e por lawfare de setores do próprio Estado como ações judiciais com multas impagáveis. Não o fez. Aí fica difícil!

---

SEM REVOGAÇÃO DA DESTRUIÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Li hoje que o governo Lula disse que não vai revogar essa desgraça dessa reforma de Temer e Bolsonaro que destrói a educação brasileira que abrange mais de 50 milhões de crianças e adolescentes. Aí é foda pra defender o governo nessa questão da educação brasileira.

Fiquei tão feliz ao ver o governo em poucos dias de administração corrigir as bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado em cerca de 40% e também os valores relativos à alimentação dos estudantes nas escolas...

Aí vem o governo e fica do lado dos bilionários que estão por trás das fundações e corporações privadas da educação ao invés de revogar essa merda e abrir um debate nacional sobre o ensino brasileiro.

---

SIGO NA TORCIDA E NO APOIO AO NOSSO GOVERNO LULA

Enfim, o cenário colocado é complicadíssimo tanto no Brasil quanto no mundo. Hoje eu compreendo bem melhor o presidente Lula e algumas lideranças do nosso campo. Posso não concordar com diversas medidas e decisões tomadas por nossos governantes e indicados do governo nas mais diversas instâncias da estrutura do Estado, mas tenho uma clara noção de o porquê das coisas. Às vezes, isso é foda.

SOCIALISMO

Hora de encerrar o registro.

Antes, registro que me incomoda muito perceber que o socialismo virou palavrão no campo da esquerda onde me formei politicamente em quase 3 décadas de militância. Percebo isso inclusive na CUT e no PT.

O socialismo é uma referência para mim e foi para nós inclusive nos documentos históricos da CUT e do PT. Estou lendo sobre Cuba porque o país é socialista e por incrível que pareça ainda resiste aos ataques fatais do imperialismo com embargos criminosos há 6 décadas.

Não me conformo de não ver o socialismo como referência no campo hegemônico da esquerda brasileira. Se eu estiver equivocado, peço ajuda aos universitários a respeito.

William


Nenhum comentário: