terça-feira, 11 de abril de 2023

Vendo filmes e programas antigos (V)

 


Refeição Cultural

Osasco, 11 de abril de 2023. Terça-feira.


Lentamente, sigo tentando ver mídias acumuladas ao longo de décadas de vida. Já que o meu viver proletário foi vender minha força de trabalho e estudar e dormir um pouco nas horas livres das obrigações, acabei acumulando em casa, sem ver, filmes, revistas, livros, apostilas, jornais e demais objetos de cultura, pois o desejo de saber eu sempre tive, felizmente, só não tinha tempo e energia para aproveitar adequadamente toda aquela cultura que acumulava em casa.

Toda forma de conhecimento é interessante. Mais interessante ainda é adquirir conhecimento a partir de roteiros de cultura organizados a partir de uma consciência política e social. De certa forma, tudo que tenho foi fruto de algum interesse de saber em determinado tempo de minha vida pregressa. 

Ver agora coisas antigas serve ao menos para ver se o material e o conteúdo envelheceram bem ou não, se ainda trazem saber e reflexões ou não.

É isso!

William

---

FILMES, DOCUMENTÁRIOS E PROGRAMAS QUE VI

Titanic (1997) - Filme escrito, dirigido e produzido por James Cameron e protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet e elenco. Eu tinha em casa o filme em VHS numa edição da revista Speak Up com legenda em inglês. Esse filme foi muito premiado e marcou época. Após rever a história do trágico naufrágio do Titanic, ocorrido em 14 de abril de 1912, com a morte de mil e quinhentas pessoas, li alguns textos sobre a produção do filme. 

Comentário: o filme é muito bom. Contar a história real do naufrágio mesclando a tragédia com a história de amor ficcional entre Jack (DiCaprio) e Rose (Winslet) foi uma estratégia acertada de James Cameron. Eu diria que o filme envelheceu bem e pode ser visto em qualquer época gerando bons debates sobre as questões sociais apontadas no enredo da obra.

Encontro marcado (1998) - Filme dirigido por Martin Brest e estrelado por Anthony Hopkins, Brad Pitt e Claire Forlani. Ao completar 65 anos, um ricaço (Hopkins) recebe a visita da Morte (Pitt), que vem lhe buscar. Sua filha (Forlani), médica, conhece um jovem numa lanchonete da cidade (Pitt), eles trocam olhares, tomam café juntos e se despedem já sentindo algo um pelo outro. A Morte pega o corpo do rapaz e a estória se desenvolve a partir daí. 

Comentário: por muitos anos, vi esse filme passando e nunca me sentei pra vê-lo. Tinha a impressão que a estória era boa. Finalmente assisti ao filme. Gostei bastante. A década de 1990 foi muito produtiva em relação a filmes. As expressões do jovem Brad Pitt são bem legais, Hopkins é um mestre, e a jovem Claire Forlani tem uma beleza e um olhar enfeitiçador. 

Enquanto via o filme, me lembrei de passagens do fantástico livro de Saramago, Intermitências da morte (2005). Em ambas estórias, a Morte nos surpreende com suas atitudes humanas, demasiadamente humanas...


Ratatouville (2007) - Animação dirigida por Brad Bird e codireção de Jan Pinkava (história original). Sinopse: Em um dos restaurantes mais refinados de Paris, Remy, um ratinho que adora cozinhar, sonha em se tornar um renomado chef. Contrário aos desejos da família, ele segue sua vocação e, junto com o atrapalhado Linguini, se envolve em uma hilária sequência de acontecimentos que vão deixar a cidade-luz de cabeça para baixo.

Comentário: demorei pra ver essa animação porque nunca tive simpatia por esses programas sobre comida e essa moda da culinária. No capitalismo expor comidas maravilhosas fartamente em telas e mais telas à disposição de uma população famélica é um processo criminoso de tortura, é o que eu penso. Detesto isso! Distribuam a riqueza e acabem com a fome do povo primeiro, depois façam programas à vontade sobre como cozinhar. Enfim... Penso isso há décadas.

Vi o filme com a família nesses dias. O filme é muito divertido e a gente fica encantado com Remy! Gostei da animação! Excelente entretenimento!

---

Melhores momentos do Brasil nas Copas 1954 - 1994: a fita apresenta um resumo breve da participação da seleção brasileira de futebol nas Copas desse período. A parte mais antiga eu já conhecia como o período glorioso no qual Pelé jogou. Foi legal rever a importância do Garrincha e do Vavá na Copa de 1962, quando Pelé se contundiu no início da competição. Da fase na qual eu já existia e tenho lembranças, a derrota em 1982 é a mais triste, a seleção comandada por Telê Santana. E me lembro da Copa de 1994, quando o Brasil virou tetracampeão.

- Uma estrela chamada Ayrton Senna (1998) - As fitas que assisti sobre a vida e a carreira do piloto brasileiro me trouxeram à lembrança os anos oitenta e noventa, quando eu iniciava minha vida adulta já de volta a São Paulo. É fato que as corridas de Fórmula 1 só despertaram interesse no povo brasileiro durante aquele período. Depois da morte de Senna, pouca gente seguiu acompanhando esse esporte. Me lembro que choramos a morte dele, eu era como quase todo mundo, torcedor e fã, e via nele um brasileiro que nos honrava. É bem provável que hoje eu teria uma leitura diferente a respeito de Senna e do esporte. Eu era um brasileiro do meu tempo naqueles anos.

---

Post Scriptum: para ver a postagem anterior dessa série é só clicar aqui.


Nenhum comentário: